O que não falta no Brasil são opções de café da manhã. Enquanto o gaúcho é fã do cacetinho com café passado, tem quem acorde com tapioca, bolo de rolo e até cuscuz com ovo. Mas o que é, realmente, indicado consumir na primeira refeição do dia?
Segundo a especialista em Fisiologia do Exercício e mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Allana Sulzback, essa resposta depende de cada dieta. O que se sabe é que é preciso variar:
– Quanto mais variada for a alimentação, maior será a diversidade de compostos bioativos e fitoquímicos. Por isso pedimos cores variadas no prato – recomenda.
Veja mais detalhes e curiosidades na lista a seguir.
Por que o café da manhã é considerado a refeição mais importante do dia?
De fato, o café da manhã é responsável para que muitas funções do nosso corpo fiquem “reguladas” ao longo do dia. Quanto melhor executada essa refeição, melhor será a nossa percepção de fome e saciedade, o que também aumenta o aproveitamento da parte cognitiva para solucionar conflitos e trabalhar de forma mais eficiente. Além disso, estudos têm mostrado a correlação do café da manhã com a melhora e regulação da saúde intestinal e com a redução de hormônios relacionados ao estresse.
Estudos já mostraram que devemos ingerir cerca de 20% do valor diário de calorias no café da manhã. Isso vale para todo mundo?
Essa não é uma regra geral, e pode não se aplicar em muitas rotinas. Esse percentual (de 20%) depende de quantas refeições estamos planejando ao longo do dia, ou se ela é uma refeição pré-treino, por exemplo. Também varia conforme a rotina e o tempo que a pessoa dispõe para executar essa refeição.
Existe um mix ideal de nutrientes para essa parte do dia?
Sim! O ideal é que tenhamos uma fonte de proteína combinada a uma fonte de carboidratos, a fim de gerar saciedade, reduzir o risco de perda de massa muscular e fornecer energia para que o corpo e o sistema nervoso possam trabalhar. As vitaminas e minerais são os micronutrientes que estão dentro dos alimentos e ajudam o corpo em vários aspectos, desde o funcionamento “normal” até a prevenção de doenças, e é importante que estejam presentes no café da manhã. Os alimentos fonte de vitaminas são comumente frutas e vegetais; já os minerais são encontrados em todas as classes de alimentos.
Repetir o mesmo cardápio de café da manhã todos os dias pode causar algum problema?
Pode gerar hipovitaminose (falta de vitaminas no organismo) ou deficiências, levando a um processo patológico. O ideal é que a gente consiga variar, pelo menos, as frutas e vegetais – e isso vale para todas as refeições ao longo do dia. Quanto mais variada e alimentação, maior a diversidade de compostos bioativos e fitoquímicos. Por isso pedimos cores variadas no prato, tendo em vista que cada cor corresponde a um composto bioativo que tem diferentes potenciais (desde antioxidantes até anticancerígenos).
Quer diversificar o seu cardápio na primeira refeição do dia? No Supper Rissul, toda quinta-feira é dia de padaria – um incentivo extra para planejar o café da manhã com produtos variados. Aproveite as ofertas em uma loja física ou peça pelo iFood (sujeito a taxas e disponibilidades) para receber em casa. E lembre-se: consulte um especialista para montar uma dieta de acordo com as suas necessidades.
* Ofertas válidas para as lojas físicas.
* A venda e o consumo de bebida alcoólica são proibidos para menores.
* Se for dirigir, não beba.