Os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes no e-commerce, um verdadeiro shopping center virtual. Com eles, é possível encontrar produtos dos mais diversos segmentos em um mesmo ambiente, e sem sair de casa.
O gosto dos brasileiros pelas compras online, e o uso desse tipo de plataforma, é cada vez mais recorrente. Um recente estudo registrou o aumento de quase 27% no faturamento acumulado deste ano até agosto, comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust Movimento Compre & Confie em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).
Um dos estímulos oferecidos é a possibilidade do famoso cashback, uma prática que devolve para o cliente parte do valor da compra realizada. Desde o início da pandemia, 48% dos consumidores aproveitam descontos com esse sistema, conforme sinaliza a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.
Em relação à composição de compras realizadas pela internet, por segmento, o índice MCC-ENET aponta, em primeiro lugar, os equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com 43%. Também completam a lista: móveis e eletrodomésticos, com 28,1%; tecidos, vestuário e calçados, com 10%; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com 7,4%; outros artigos de uso pessoal e doméstico, com 5,7%; hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com 3,4%; e livros, jornais, revistas e papelaria, com 2,5%.
Já na análise regional das vendas online, no acumulado do ano, a Região Sul representa 22,67% do mercado. Diante deste contexto, o Rio Grande do Sul ganhou um novo serviço de marketplace, o Banrishopping.
A partir de agora, os mais de quatro milhões de clientes do Banrisul vão ter acesso à loja online no aplicativo do Banco e seu site, que permitirá compras em diversos segmentos, como casa, vestuário e entretenimento. De acordo com o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, essa iniciativa é uma tendência cada vez maior entre os grandes bancos de varejo.
– Vamos oferecer qualidade, quantidade e diversidade com produtos e serviços de mais de 40 parceiros – salienta.
A proposta é oferecer condições de pagamento facilitadas para os clientes do Banrisul por meio de pontos, cartões de crédito e Banricompras. Além, ainda, do cashback ofertado pelas compras.
Com a quantidade de produtos e serviços, segundo Coutinho, é possível comprar por meio de diversas formas de pagamento e, ainda, ganhar benefícios. Além disso, o cliente poderá utilizar os pontos do Programa de Recompensas BanriClube, disponíveis para resgate na aquisição de itens no Banrishopping.
– Pode, também, pagar com os cartões de crédito Mastercard, Visa e o Banricompras à vista, parcelado ou pré-datado – complementa a diretora de Produtos, Segmentos e Canais Digitais do Banrisul, Claíse Müller Rauber.
O evento de lançamento ocorreu no clube Sogipa, em Porto Alegre, e reuniu a diretoria e executivos do Banrisul, autoridades e dirigentes de empresas. No encontro, também foi comemorado o aniversário de 94 anos da instituição financeira, cuja data de fundação é 12 de setembro de 1928.