É difícil encontrar alguém que não concorde: incluir saladas nas refeições do dia a dia é importante para a saúde. Isso porque, geralmente, os alimentos que compõem esses pratos oferecem vitaminas, minerais e fibras – dando aquela forcinha para regular o funcionamento do organismo, por exemplo.
Mesmo assim, a última edição de uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde sobre hábitos alimentares mostra que apenas um quarto dos brasileiros consome a quantidade ideal de frutas e verduras recomendada pela OMS. Se identificou?
A boa notícia é que existem cada vez mais receitas, truques e ideias para que o hábito de comer salada seja natural. Confira algumas dicas e curiosidades separadas pelo Supper Rissul (e lembre-se de consultar um nutricionista para montar o seu plano alimentar).
Facilite o preparo
Atire o primeiro comentário quem nunca deixou de comer uma boa salada com preguiça de higienizar e preparar tudo. A verdade é que, se deixar para depois, as folhas verdes vão murchando, os legumes vão perdendo a cor... e, claro, as saladas seguem fora do prato. Por isso, a dica é facilitar o seu “trabalho” no futuro: ao chegar do supermercado, higienize, seque (papel toalha é um bom aliado) e guarde em potes bem fechados na geladeira.
Cuidado com os alimentos delicados
Ainda no assunto “armazenamento”, vale tomar cuidado para não colocar embalagens e alimentos pesados em cima das folhas. O mesmo vale para superfícies muito quentes. Quanto mais fresquinhas forem mantidas, mais tempo duram e mais bonitas ficam no prato.
Dica extra: pense nisso desde o carrinho de compras e o caminho até chegar em casa!
“Meu horário de almoço é corrido e não tenho tempo de preparar salada”
Se você é um dos embaixadores dessa frase, também tem boa notícia por aqui. Que tal deixar só a salada pronta no final de semana? Nesse caso, você não deve temperar, apenas separar porções já higienizadas e secas (vide dicas acima). Armazenando em potes bem vedados, de preferência na parte de baixo da geladeira, tem salada garantida para todos os dias úteis.
Fugindo do óbvio nos temperos
Que sal, limão e azeite combinam com salada, você já sabe. E se tentar com ervas aromáticas, estilo manjericão, alecrim e orégano? Fã de salsinha no cachorro-quente? Na salada também pode agradar. Existe uma diversidade enorme de temperos não industrializados que vão manter a essência saudável do prato com um toque especial de novos sabores.
Dá para economizar nas saladas?
Sim! Tanto as folhas verdinhas quanto frutas e legumes frescos, além dos temperos, estão frequentemente em promoção no Supper Rissul. Você pode pedir via iFood (consulte disponibilidade de regiões e taxas), agendar um horário e receber em casa. Ou, então, passar em uma loja física e dar um up no seu cardápio de saladas.
E, falando em lojas físicas, aqui vão algumas ofertas que também combinam muito com o verão. Boas compras!
* Ofertas válidas para as lojas físicas.
* A venda e o consumo de bebida alcoólica são proibidos para menores.
* Se for dirigir, não beba.