Nos últimos anos, as grandes empresas de tecnologia assumiram a missão de não apenas movimentar, mas profissionalizar o mercado de trabalho brasileiro. Isso porque ter profissionais capacitados para atender às demandas atuais e do futuro será fundamental para o processo de transformação digital do país.
A educação entra como o principal meio de promover qualificação e atualização da força de trabalho em qualquer setor. Mas quando se fala em tecnologia – e todas as inovações e disrupções que acompanham essa área – o aprendizado deve ser sempre renovado.
Desde 1998 no Brasil, a Huawei investe na capacitação de brasileiros em parceria com faculdades e centros de treinamento. A multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações se uniu com mais de 90 universidades e instituições de ensino em todo o país e, em cinco anos, já favoreceu a formação de mais de 36 mil novos talentos em território nacional.
– Em um momento em que o mundo depende 100% de conectividade, profissionais qualificados para atuar na área de tecnologia são essenciais para a efetivação da transformação digital da sociedade brasileira – destaca o diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei, Bruno Zitnick.
Acesse o site da Huawei e conheça mais sobre a história da empresa
Mercado qualificado
Segundo pesquisa do portal especializado em telecomunicações Teleco, 62% das empresas provedoras de internet (ISPs) não encontram profissionais capacitados para a instalação de fibra óptica. O mesmo estudo apontou, ainda, que 81% delas possui equipe própria para o serviço. Isto é, elas precisam investir na qualificação de profissionais por não encontrá-los no mercado.
De olho nessa realidade, a Huawei espalhou por todas as regiões do Brasil 12 laboratórios preparados para ensinar a prática da instalação de redes de fibra óptica. Também dentro das iniciativas que contemplam pessoas que não estudam e nem trabalham está o Open Class, uma plataforma gratuita com videoaulas sobre temas importantes na área de tecnologia.
– Assim como existe essa lacuna no cenário de instalação de fibra óptica, outras atuações profissionais da área de tecnologia, essenciais para a transformação digital brasileira, também são escassas – comenta o diretor de Relações Públicas e Governamentais da Huawei. – Ao oferecer cursos de qualidade, queremos contribuir para a recolocação profissional de brasileiros que não conseguem se qualificar para o mercado de trabalho, combater o desemprego e ainda investir no desenvolvimento da infraestrutura do país.
Projetos em ação
Em parceria com universidades e instituições de ensino, a Huawei ainda promove e apoia uma série de iniciativas que beneficiam diferentes perfis de profissionais e estudantes. Um deles é o ICT Academy, que autoriza universidades e faculdades globais a oferecer cursos de certificação Huawei reconhecidos pela indústria.
Já o ICT Competition se trata de uma cooperação com governos, empresas, universidades, instituições de treinamento e organizações da indústria. Criado em 2015, é uma competição anual com o objetivo de fornecer plataformas de comunicação para estudantes universitários de todo o mundo e aumentar conhecimentos em Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), capacidade de inovação e habilidades de autoaprendizagem.
– Há, ainda, o programa de intercâmbio Seeds For The Future oferecido pela Huawei Brasil – conta Zitnick. – E também incentivamos mulheres da área de tecnologia por meio do programa Women in Tech Brasil, que busca desenvolver mais lideranças femininas no setor.
A Huawei tem confiança de que o investimento em programas de educação é um dos principais caminhos para contribuir com a transformação digital do Brasil. Por isso, para os próximos cinco anos, a expectativa é superar a marca dos cinco últimos e treinar mais 40 mil talentos para contribuir com o desenvolvimento do país.
Siga o perfil da Huawei no Instagram e fique por dentro de todas as iniciativas da companhia