A poucos metros do Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde se discute nesta semana os caminhos da agricultura e da alimentação, pratos preparados por sete chefs são ofertados aos cerca de mil participantes da 3ª Conferência Internacional Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada (3ª AgUrb).
O espaço, montado na Redenção, incentiva o consumo de produtos locais com a participação de 15 empreendimentos da Capital. O evento gastronômico, aberto ao público, reúne cervejarias, chefs, agricultores e produtores de sucos e chás que trabalham com agricultura sustentável.
– A iniciativa existe desde 2013 e o objetivo é fazer uma aproximação entre pessoas, chefs e produtores cujo trabalho tem uma preocupação especial com os produtos locais – conta Renata Fetzner, gerente de marketing do Comida de Rua, produtora de eventos gastronômicos.
Entre os pratos apreciados, inclusive por estrangeiros de 36 países, estão purê de aipim com ragu de cordeiro e risoto vegetariano com legumes e plantas alimentícias não convencionais (pancs). O espaço funcionará até sexta-feira, das 11h45min às 17h, exceto quarta e quinta-feira, quando se estende até as 22h, com apresentações musicais.
No feriado Farroupilha, dia 20, haverá programação especial, com aulas de danças circulares, ioga e curso de identificação de pancs.
Produção: Letícia Paludo