O agricultor familiar passará a ter um desconto mínimo de 5% na compra de máquinas e equipamentos agrícolas pelo Mais Alimentos, linha de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Até então, os descontos oferecidos pelas fabricantes eram flutuantes, variando de acordo com o segmento do produto.
As novas regras, publicadas no Diário Oficial da União nesta semana, incluem ainda alterações no sistema eletrônico de cadastramento dos produtos – como a inclusão mais rápida de equipamentos não listados.
– Essa era uma reivindicação antiga, poder incluir algum produto no programa com menos burocracia – disse Carlos Joel da Silva, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag).
Com juro de 2,5% a 5,5% ao ano, o Mais Alimentos é o principal programa de financiamento de máquinas e equipamentos voltados à agricultura familiar. A linha de crédito responde por cerca de 15% das vendas do setor, segundo Claudio Bier, presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers).