Os aplicativos de relacionamentos estão cada vez mais populares e acabam funcionando como uma ponte entre quem está solteiro. O problema é que, às vezes, não temos como saber quem está do outro lado e, sem querer, nos colocamos em situações de risco. Por mais comum que seja baixar um aplicativo e conhecer pessoas que, de outra forma, você não chegaria, essa liberdade exige seguir alguns códigos de segurança.
Pode parecer um balde de água fria falar em dicas de segurança na hora de conhecer alguém, mas histórias de violência acendem o alerta. O assunto volta à tona agora, depois que o programa Fantástico divulgou, no último domingo (17), a história de uma mulher que foi espancada por quatro horas durante um primeiro encontro com um rapaz de aplicativo com quem trocava mensagens há oito meses no Rio de Janeiro. Ela conseguiu escapar e Vinícius Batista Serra, 27 anos, foi preso em flagrante e autuado por tentativa de homicídio. A história deixou muita gente horrorizada porque faz com que encaremos mais uma vez como é fácil estar exposto a alguém pronto para cometer um crime. No fim, fazer o quê? Vale sempre tomar precauções na hora de conhecer alguém.
Dicas de segurança para dates de aplicativo
O próprio Tinder, em seu site, lembra que o usuário é quem está no controle da sua própria segurança quando o assunto são encontros que derivam do universo online. O app tem dicas de segurança que você pode seguir para encontros presenciais - e também para aquelas conversas online que se estendem por meses. No Grupo de Beleza da Revista Donna no Facebook, também perguntamos para as participantes quais as precauções que elas tomavam na hora de ir pra um date pela primeira vez.
– Acho que não há cuidados o suficiente que garantam que não vamos entrar numa fria, mas a coisa mais óbvia é sempre escolher um local público, tipo bar, café e restaurante – comentou uma de nossas leitoras.
Além de sempre escolher um local público, separamos a seguir algumas dicas para você se sentir um pouco mais segura e não deixar de aproveitar esse momento bacana que é conhecer alguém pela primeira vez.
Mantenha a conversa pelo aplicativo por mais tempo
Essa é dica do Tinder: mantenha as conversas por um bom tempo dentro da plataforma antes de trocar informações como redes sociais ou o número do WhatsApp, por exemplo. Essa é uma maneira de você proteger a sua identidade.
Conte para seus amigos e parentes onde você vai
Avisar uma amiga é uma medida de segurança unânime entre as nossas leitoras.
– Tenho um grupo de amigas que sempre fica com a minha localização e rastreamos umas às outras nessas situações. Já aconteceu de rolar muita química e irmos para o motel, mas fui insegura, com medo. E, claro, com as amigas informadas da situação e alertas – contou outra leitora que preferiu não se identificar.
Maneire no álcool
Uma ou duas bebidas podem ser úteis para você relaxar e aproveitar o encontro, mas vale saber qual é o seu limite e não cruzar aquela linha. Uma de nossas leitoras afirmou que, em primeiro encontro, abre mão de beber. De acordo com o manual do Tinder, isso evita que você diminua a sua capacidade de julgamento da pessoa que está na sua frente: "É importante manter uma mente clara e evitar tudo que possa colocá-la em risco. Esteja consciente que pessoas más intencionadas podem tentar tirar vantagem alterando sua bebida com substâncias sintéticas", explica o texto da plataforma.
Observe o comportamento da pessoa
Não é fácil olhar para alguém, trocar algumas palavras e já saber identificar quais as intenções ou o caráter da pessoa. Mas uma das dicas que recebemos de membros do Grupo da Beleza sugerem aproveitar o primeiro encontro para observar bem a pessoa e saber se vale investir.
– Eu posso ser bem chata e exigente, mas se o cara vem com atitudes que não sejam legais, seja para mim ou para outras pessoas, pulo fora. Como a pessoa se comporta já diz muito sobre o caráter de uma pessoa – afirma uma leitora de Donna.
Não aceite caronas
Vale sempre se organizar para chegar e sair sozinha do local onde vocês marcaram o encontro. Claro que, às vezes, vocês podem terminar indo para casa juntos, mas nem sempre você vai querer isso de primeira. Além disso, de acordo com nossas leitoras, essa é mais uma maneira de garantir a privacidade.
– Nunca pego carona com o cara, por mais querido que ele tenha sido e por mais interessante que tenha sido o encontro. Não acho legal que ele saiba de primeira onde eu moro – disse uma participante do grupo.