A próxima Miss Universo será coroada neste sábado (16), na Cidade do México. Representantes de diferentes países e regiões do globo disputam a sucessão do título, que atualmente pertence a Sheynnis Palacios, da Nicarágua, que venceu a competição em 2023.
130 concorrentes desembarcaram em solo mexicano no final de outubro e deram início às etapas avaliativas, que teve entrevistas com jurados e desfiles. Nesta quinta-feira (14), ocorre a escolha das 30 mulheres que participarão da grande final, com base nos desfiles de traje de banho e traje típico.
Como será a final do Miss Universo 2024
A partir da decisão preliminar, a final vai começar com 30 candidatas desfilando em trajes de banho. Posteriormente, o grupo será reduzido a 12 misses, que exibirão seus vestidos de gala.
Por fim, cinco mulheres vão para a etapa decisiva, em que apenas uma delas será coroada a nova Miss Universo. Entre uma seleção e outra, elas também deverão responder aos últimos questionamentos dos jurados.
Onde assistir ao Miss Universo 2024?
A final do Miss Universo 2024 terá início a partir das 21h30min (horário de Brasília) de sábado (16), com transmissão ao vivo pelo YouTube, por meio do canal oficial do concurso e do canal oficial da emissora mexicana Telemundo.
A apresentação do evento ficará sob comando dos atores Jacqueline Bracamontes e Danilo Carerra.
Feitos inéditos do concurso
Celebrando diferentes recordes e feitos inéditos, a 73ª edição do Miss Universo 2024 é considerada o maior evento da franquia, uma vez que está contando com a participação de mais de 100 candidatas. Além disso, há novos países na disputa, como Bielorrússia, Eritreia, Guiné e Emirados Árabes Unidos, e várias nações retornam após anos de ausência, incluindo Cuba e Fiji.
As mudanças nas regras do Miss Universo, implementadas desde 2022, permitem que mulheres sem limite de idade, casadas, divorciadas, grávidas e mães participem da seleção. Em 2024, 16 candidatas com filhos estão concorrendo, enquanto em 2023 foram apenas duas.
Outros ineditismos compõem a atual edição, como a presença de Mia le Roux, a Miss África do Sul, a primeira miss surda da competição. Já a Miss Egito, Logina Salah, é a primeira candidata com vitiligo. A Miss Somália, Khadija Omar, é a primeira mulher utilizando hijab a representar o seu país no palco global. A Miss Malta, Beatrice Njoya, de 39 anos, é a mais velha a participar da franquia.
Representante do Brasil
Luana Cavalcante, 25 anos, natural de Recife, em Pernambuco, foi eleita a 70ª Miss Universe Brasil 2024 e está representando o país na seleção global. Ela foi a primeira mãe e mulher casada a vencer a etapa nacional e, caso ganhe o Miss Universo, poderá repetir o feito a nível internacional. A pernambucana pode quebrar o jejum de 56 anos do Brasil no concurso.
Modelo e atriz, a jovem começou a modelar aos 13 anos e consolidou a carreira com marcas internacionais. Estreou no cinema no filme Batalha de Saipan (2022) e está no elenco de Filhos de Mangue (2023). Atualmente, ela mora na Itália com o marido e o filho, Pedro.
Quem são as favoritas à coroa?
Portais especializados no mundo miss estão apostando em diferentes nomes como as favoritas. Entre as mais citadas estão as misses Porto Rico, Colômbia, Zimbábue, Peru, Chile, República Dominicana, Filipinas e Nigéria. Luana Cavalcante também aparece nas listas.
A página Pageanthology, por exemplo, uma das maiores voltadas aos concursos de beleza, definiu como as mais cotadas as representantes do Brasil, Peru, Chile, Tailândia e Colômbia.