A miss Brasil Maria Eduarda Brechane fará uma homenagem à arara-azul no Miss Universo 2023, que ocorre no dia 18 de novembro, em El Salvador. O traje típico que será usado pela candidata é decorado com quatro aves artificiais e, segundo Thiago Soares, diretor de publicidade do Miss Universo RS, vai fazer a brasileira “voar”:
— O mais legal é que essa fantasia vai interagir com a Miss Universo Brasil, que pretende não passar desapercebida no palco da 72ª edição do concurso. Se você olhar bem para a foto, verá que as mãos que estão segurando a arara menor não são as da Maria Brechane. As mãos dela ficam dentro do traje que trará uma surpresa para quem assistir o Miss Universo – explica Thiago.
O traje é uma criação do estilista amazonense Herleson da Maia, que também assinou a fantasia típica de miss Brasil Mayra Dias, no Miss Universo de 2018. O designer é conhecido por seu trabalho com o folclore da cidade de Parintins, no Amazonas, terra dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso. A roupa típica mostra diferentes versões do animal que luta para sobreviver, como a arara-azul-grande e a arara-canindé, explica Thiago, simbolizando “a diversidade que se estende da mata Atlântica ao coração da Floresta Amazônica”.
— O traje é uma homenagem à arara-azul, e está representando não só a beleza, mas a riqueza cultural e natural do Brasil. O mundo está clamando por preservação e a arara-azul é um pássaro que está entrando em extinção e um dos mais cobiçados pelos homens. Então a gente leva para o concurso o pensamento da importância que é a humanidade olhar para o pássaro, preservá-lo e, também, preservar o planeta — conclui o diretor.
Embora o Miss Universo ocorra no dia 18 de novembro, o desfile com traje típico deve aparecer no palco antes, na etapa preliminar marcada para o dia 16.