Roupas, itens de decoração, cosméticos e até kit para aliviar a TPM: os clubes de assinatura dos mais diferentes tipos estão em alta. Impulsionado pela pandemia, o formato garante que produtos escolhidos a dedo cheguem na sua casa com certa frequência – até aqueles que você nunca imaginou receber, como peças para renovar a gaveta de calcinhas.
Um dos clubes que ganharam destaque no último ano, por exemplo, foi o gaúcho Mood Box Home, focado em itens para o lar. Quem está por trás do projeto é a arquiteta Alessandra Fraga da Silva, que decidiu investir num ramo alavancado pelo cenário atual:
— O pessoal está mais ligado à casa, quer investir mais. É uma forma bem acessível de transformar o lar todo mês.
Dados da empresa de tecnologia Betalabs mostram que os clubes de assinatura estão em crescimento desde o ano passado. E a perspectiva de alta segue para 2021: no primeiro trimestre, o número de novos assinantes dos serviços cresceu 32% em comparação com o mesmo período de 2020.
— A compra digital melhorou muito na pandemia. Hoje, o clube de assinatura está virando parte da cultura, serve como uma curadoria — explica Felipe Wasserman, fundador da PetiteBox, pioneira na área materno-infantil.
Mas, por outro lado, os serviços que atendem grupos sociais B e C relatam impacto negativo:
— Muitos entenderam esses itens como supérfluos. Na PetiteBox, já oferecemos diferentes experiências para atrair vários públicos.
Se você quer garantir produtos selecionados sem sair do sofá, fique de olho nas próximas páginas. A equipe de Donna montou um cardápio de clubes de assinatura para todo os gostos. Confira!
Foco no lar
Uma nova cor na parede da sala, algumas xícaras diferentes na cozinha ou mais uma plantinha para a varanda: difícil encontrar alguém que tenha resistido a fazer pequenas (ou grandes) mudanças na decoração durante o ano em casa. De olho nesse nicho, a arquiteta Alessandra Fraga da Silva, de 27 anos, criou, em junho do ano passado, a Mood Box Home, um serviço que disponibiliza, todo mês, um kit com objetos para decorar o seu lar.
— A ideia era reunir itens decorativos com preços mais acessíveis — explica a empreendedora.
Tábuas para frios, cachepôs, quadros e mantinhas são algumas das peças que já integraram os boxes, que seguem um novo tema a cada mês. Em julho, por exemplo, é a vez dos tutores de pets, que vão receber objetos como comedouros em madeira, capachos e almofadas inspiradas no mundo animal. Tudo é criado pela arquiteta, que projeta os acessórios – alguns, ela mesma produz – a partir de pesquisas de tendências e dos pedidos dos clientes, que pitacam, inclusive, no tema da vez. Para esse ano, por exemplo, está prevista uma edição Urban Jungle, repleta de mimos para quem ama plantas.
Os planos de assinatura são uma novidade em comemoração ao aniversário de um ano da marca – que também ganhou um e-commerce no início deste mês. Antes, quem desejava adquirir um kit poderia optar entre uma das opções de caixas pré-montadas, cada uma contendo cinco itens temáticos. Agora, é possível assinar o serviço e receber, todo mês, as novidades da Mood Box: assinantes ganham frete grátis para Sul e Sudeste e mais alguns mimos especiais. Também há a possibilidade de escolher quais itens você deseja e montar seu próprio kit.
— É uma forma de estar sempre mudando o astral da casa — finaliza Alessandra.
- Planos mensais por R$ 189
- @moodboxhome
- moodboxhome.com.br
- WhatsApp: (51) 98926-9443
Moda para compartilhar
A socióloga Bruna Stephanou, 31 anos, é o nome por trás do Otra Vez, serviço de armário compartilhado criado há dois anos em Porto Alegre, que conta com clube de assinaturas. Com planos trimestral e semestral, as clientes podem escolher até oito peças para usar durante um mês. São modelos para os mais variados estilos, idades e tamanhos, do PP ao EXG.
Bruna descobriu a ideia de compartilhamento de peças ao pesquisar sobre moda sustentável e fez a curadoria dos primeiros itens do acervo em brechós mantidos por ONGs na Capital.
— Como socióloga, não me interessa ter só uma loja de roupas, gosto de despertar reflexão. A partir do aluguel de roupas, tu conheces melhor as pessoas — acredita.
Com a pandemia, Bruna precisou repensar o formato de seu negócio.
— No início, achei melhor suspender. Aos poucos, fui entendendo como poderia oferecer um serviço seguro — explica ela.
Hoje, as vendas ocorrem exclusivamente online e as entregas são feitas de bicicleta, mas há novidades chegando. Em parceria com as costureiras Elisiane Robalo e Irene Serafini, o Otra Vez terá atendimento presencial em um espaço na Avenida Osvaldo Aranha em breve. Além do acervo à disposição, o local oferecerá o serviço de aluguel de ateliê de costura.
- Planos a partir de R$ 140 por mês
- @otra.vez.poa
- otravez.com.br
- WhatsApp: (51) 3221-3041
Armário versão kids
Se você é mãe, sabe que os bebês crescem tão rápido que algumas roupas são usadas uma única vez. Basta um mês para aquela peça linda e cara não servir mais. Quando Carolina Costa Dutra se tornou mãe de Lia, hoje com dois anos, passou por isso e teve uma ideia: estruturar uma plataforma de aluguel de peças com assinatura mensal. Carolina bateu um papo com a irmã, Camila, que é mãe de Lucas, cinco anos, e Pedro, de três, e as duas decidiram criar a Loop for Good.
— Eu ia a brechós, mas não tinha o que eu queria, ou as peças eram muito usadas. A Carolina e eu também sempre fomos ligadas em sustentabilidade — diz Camila.
No site, a mãe escolhe as peças e monta seu kit segundo sua necessidade e orçamento. Ela também escolhe por quanto tempo ficará com as roupas – a periodicidade não precisa ser mensal. A Loop for Good foi lançada há um ano, e as restrições de circulação acabaram impactando positivamente o negócio, explica Carolina:
— Potencializou o interesse nas peças de dia a dia. Se não fosse a pandemia, talvez o kit fosse composto por mais roupas para um aniversário, por exemplo.
As irmãs estudam ainda oferecer pacotes por data festiva, aumentar a faixa etária (hoje, a plataforma reúne peças até dois anos) e consolidar as assinaturas a longo prazo.
- Planos a partir de R$ 50 por mês
- @loop_for_good
- loopforgood.com.br
- WhatsApp: (51) 99828-4518
Lingeries renovadas
Os irmãos Álvaro e Luiza Olmedo queriam empreender com propósito. Decidiram investir num formato que ganha cada vez mais força, o clube de assinaturas, mas com um produto pouco convencional: a entrega de kits com calcinhas. O Clube das Pitayas nasceu em 2019 e se define como o primeiro do país a apostar no nicho.
— Somos para todos os corpos, a diversidade é um valor para nós. Também homenageamos uma brasileira por mês e temos ilustradoras parceiras para os mimos que são entregues junto dos produtos — explica Luiza.
O principal feedback das assinantes é sobre o clube ter facilitado a renovação da "gaveta de calcinhas", atividade que costumava ficar em segundo plano com o dia a dia atribulado. No site, você pode montar o plano conforme seu gosto, escolher os tamanhos e estilo das peças. Os modelos enviados são surpresa e exclusivos. E um dos objetivos é conquistar cada vez mais mulheres maduras, diz Álvaro:
— A maioria das assinantes tem entre 25 e 45 anos, mas vemos interesse de mulheres acima dessa faixa. Há mães e filhas assinando juntas, por exemplo.
Os planos do Clube das Pitayas incluem fortalecer o senso de comunidade do serviço, anunciar embaixadoras da marca em breve e consolidar cada vez mais o negócio em outros Estados.
- Planos a partir de R$ 34,90 por mês
- @clubedaspitayas
- clubedaspitayas.com
- WhatsApp: (51) 99620-6454
Escolha a sua caixinha
Livros, projetos de "faça você mesmo" e até snacks gostosos para melhorar aquele dia difícil: o mercado de clube de assinaturas tem opções para todos os gostos. Listamos alguns dos serviços que estão em alta:
We Love Box
As fashionistas vão amar esta caixinha. A cada mês, são enviados quatro acessórios de moda, de acordo com o perfil da cliente, além de um mimo e um saquinho personalizado.
Conta com opções de plano semestral ou anual.
- welovebox.com.br
- A partir de R$ 89,90 por mês
Crochet Inbox
Feitas para quem ama crochê e arte, as caixinhas, ilustradas por artistas plásticas, entregam projetos exclusivos, desenvolvidos por artesãs convidadas. O kit vem com o material e instruções necessários para crochetar em casa. Há também uma versão ecofriendly da caixa.
- crochetinbox.com.br
- A partir de R$ 50,18 por mês
GlamBox
Considerado um dos maiores da América Latina, o clube de produtos de beleza e bem-estar surgiu em 2012.
A cliente recebe em casa uma caixa de cosméticos, com itens variados de acordo com o perfil cadastrado no site. A marca conta ainda com um grupo fechado para as assinantes.
- glambox.com.br
- A partir de R$ 67,90 por mês
Roupateca
Criado em 2015, o serviço nasceu como um guarda-roupa compartilhado, com acervo que inclui roupas e acessórios de marcas como Adriana Barra, Flávia Aranha e Ahlma. A ideia é mostrar que consumo tem a ver com acesso, e não com posse – por isso, a Roupateca oferece opções para você renovar o armário com novas peças todo mês, que, ao fim do prazo, são devolvidas e trocadas por outras a sua escolha.
- aroupateca.com
- WhatsApp: (11) 98977-4443
- A partir de R$ 128 por mês
Grow Livros
O novo projeto da TAG – Experiências Literárias é focado em obras para o desenvolvimento pessoal e de carreira. Mensalmente, a caixa é composta pelo livro surpresa (uma obra renomada, best-seller, ganhadora de prêmios ou inédita no Brasil), pelo guia da experiência autoral da Grow e um marcador de páginas personalizado.
- growlivros.com.br
- @growlivros
- WhatsApp: (51) 99427-1301
- A partir de 99,90 por mês
PetiteBox
Pioneira no segmento de gestantes, bebês e crianças, a empresa está no mercado desde 2013 e investe em caixas com produtos para o público de zero a cinco anos. Ao longo do tempo, ampliou a experiência: hoje, é possível optar por box personalizadas, ou até adquirir itens avulsos. Há diferentes planos, dos mensais aos anuais.
- petitebox.com.br
- @petitebox
- WhatsApp: (11) 94535-4497
- A partir de R$ 94,90
TPM Fora da Caixa
Toda mulher merece carinhos e mimos, e essa é a premissa deste clube de assinaturas, que oferece uma caixinha feita para aliviar a tensão pré-menstrual de uma forma diferente. A cada mês, são entregues três produtos de beleza full size, mais snacks tradicionais ou fit. Uma surpresa que melhora o dia de qualquer uma.
- tpmforadacaixa.com.br
- A partir de R$ 99,90 por mês