Originário dos uniformes militares, o coturno foi reapropriado pelos movimentos punk e grunge, mas há anos se tornou parte fundamental do nosso cotidiano, agradando aos mais diversos estilos e se integrando perfeitamente a todo tipo de look. Realmente atemporais, eles têm o poder de trazer um toque cool e cheio de atitude.
Ganhando atualizações e truques de styling renovados a cada ano, as opções com flatform são o hit de 2021. Com a chegada oficial do inverno, separei vários exemplos inspiradores para aproveitar ao máximo o seu coturno. Confira!
A ideia de que produções invernais precisam ser em cores escuras é mega ultrapassada, e optar por peças mais clarinhas até ajuda a melhorar o ânimo. Aqui, o vestido de malha canelada off white é acompanhado de coturno caramelo, assim como o máxi de material artesanal, contrastando texturas e refinando as composições.
Aliás, a tonalidade clara pode estar na própria bota. Já pensou em experimentar uma alternativa em tom terroso ou branco? Modelos estampados também são válidos, o de cobra foge do lugar-comum, mas ainda é fácil de inserir nos looks. Com calça de couro e malha assimétrica para uma leitura contemporânea da tendência.
Ton sur ton de neutros em tricô é o auge da sofisticação, o adendo da bota é o truque ideal para deixar o look mais casual.
Pretinho nada básico quando usado com coturno de cano mais alto e sobreposição de colar, instantaneamente estiloso. Inclusive, as botas de cano longo também têm vez e se tornam ainda mais especiais usadas com comprimentos longuete e detalhes de fenda.
Com alfaiataria, é fórmula irresistível. Funciona lindamente com skinny e blazer quadriculado, ajudando a equilibrar a composição e impedindo um resultado muito sério. O preto total fica ainda mais interessante com calça de alfaiataria, gola alta e coturno, apostando em produção monocromática elegante e, a grande surpresa, para transformar o tradicional terninho com styling ousado, vá no combo camiseta branca e coturno.
Renda-se à vibe rock and roll e combine seu coturno com outros elementos do universo, como o suéter com detalhes de argola. O modelo de bota ganha update através do solado elevado, para quem deseja uns centímetros a mais, sem abrir mão do conforto. Que tal saia de couro envernizado e cardigan cropped, abraçando o clima grunge?
Coturno com moletom? Claro que sim. Aposte no modelo esportivo junto de jeans para arrasar na mistura com estilo athleisure ou então eleja a calça no material com camiseta e casacão de inverno para deixar a combinação bem moderna.
Jeans é sempre uma boa ideia, os modelos levemente cropped são ótimos para destacar ainda mais o calçado.
Vale usar com comprimento curtinho e subverter a feminilidade da saia aliada ao modelo, e não esqueça da meia-calça caso for do time que sofre com o frio. Brincar com proporções, como o casaco alongado com saia mini, é bela pedida para dar um pouco de emoção ao look. Vestido floral meio romântico também é bela sacada para aderir ao coturno.
Comprimentos máxi, vestido slip e texturas como cetim são sinônimo com estética anos 1990 e, não por acaso, par perfeito para o modelo de bota amarrada.
Qual desses jeitos é o seu favorito?