Você provavelmente já ouviu o termo "cringe" nas últimas semanas, não é? A palavra, que significa algo como “vergonha alheia”, foi adotada pela geração Z como gíria para definir o que está fora de moda em todos os sentidos, de roupas à programas de TV. Entre as "vítimas", estão a série Friends, a sapatilha de bico redondo e a calça skinny - todos ícones da geração millennial, o que acabou gerando uma certa "tensão" entre os lados.
Agora, tendências que um membro do grupo mais velho consideraria o auge do cringe têm ganhado um revival pelas mãos da turma mais jovem. Uma delas, a mais polêmica, é a temida cintura baixa, que já vem ensaiando seu retorno há algumas temporadas. O visual é símbolo da moda Y2K, aquela que cobre os últimos anos da década de 1990 e os primeiros dos anos 2000.
Vale lembrar que seu estilo não precisa ser afetado pelos modismos do momento, e só é legal incorporar algo ao visual que faz sentido para você. Portanto, se skinny e sapatilha são seus uniformes e calça de cintura baixa te dá arrepios, não abra mão do que acha bacana. Mas, caso você tenha ficado intrigada com a “novidade”, separei alguns jeitos nada cringe de introduzir peças do tipo em seus looks. Vem ver:
Com calça soltinha
Os modelos priorizados pelas estrelas do pop da época, bem justinhos, até existem. Mas a forma mais moderna e cool de aderir é com peças de caimento slouchy, mais relax e confortáveis, tipo nosso querido jeans baggy. Coloque um salto alto para deixar a produção menos despojada.
Mais ajustado, o jeans vai bem com body e acessórios delicados.
Look mais 2001 impossível, com calça cargo e blusa assimétrica.
Com alfaiataria
Aqui, a alfaiataria ajuda a quebrar um pouco do clima ultrasexy. Que tal apostar em blazer oversized e body para acompanhar a peça de cintura baixa? Dá para testar tanto com short quanto com jeans em proposta P&B. Já o terninho fica imediatamente mais atual com a calça de alfaiataria de cós baixo, mas não perde sua elegância.
Para quem quer ousar
A geração Z gosta de viver intensamente a moda da virada do milênio, e a interpretação é, muitas vezes, literal - portanto, umbigo de fora é uma possibilidade e escolha frequente. Dá para elevar o look apostando em calça de alfaiataria:
Outro jeito interessante de experimentar o modelo é com tênis, emprestando toque despretensioso à composição:
Versão chic
Que tal um look tipo conjuntinho? Aqui, há espaço para opções festivas, como o modelo de calça bordado com pedrarias, ou propostas mais elegantes, como o combo em linho e acessórios dourados. Veja:
Millennials usaram modelos de cintura baixa à exaustão e, hoje em dia, não querem nem lembrar. Já os jovens da geração Z ainda nem tinham nascido ou eram muito pequenos para lembrar - e, talvez por isso, tenham se jogado nessa moda com tanto entusiasmo.
Há quem goste de pensar que o passar dos anos traz sabedoria, mas também há coisas que só aprendemos na prática… De que lado você está?