Faz tempo que a alfaiataria deixou o escritório e passou a circular por aí em produções mais despojadas. Vale complementar aquele blazer com uma t-shirt, ou a calça com um tênis. Para te inspirar, apresentamos quatro marcas gaúchas que têm a alfaiataria no DNA:
Was
Beleza e simplicidade — aliadas, claro, à responsabilidade de consumo. Assim é a Was, marca criada pela dupla Tânia Schirmer e Luciana Ceccon, que investe em peças com silhuetas limpas, modelagens clássicas e detalhes funcionais inspirados na natureza, na arte e na arquitetura.
Para o verão, a Was aposta em tecidos naturais em uma cartela de cores que passa pelo burgundy e o mostarda.
Eixo Concept
Pense em uma alfaiataria nada tradicional. Em uma marca que sabe estar atenta ao que é tendência, mas sem se desviar de seu propósito, que é criar peças de design. Essa é a Eixo Concept, marca de Porto Alegre criada por Bruna Drumm. Itens do momento, como a calça cargo, misturam-se a clássicos como o blazer – que ganha uma modelagem mais desabada.
A marca também investe em acessórios para complementar o look, como brincos e pulseiras.
Tsuru Alfaiataria
Sem zíperes, elásticos ou botões: na porto-alegrense Tsuru, são as amarrações que dão o toque diferenciado a peças como calças e macacões. Ligada no conceito slow fashion, a marca trabalha com a técnica Zero Waste, na qual cada modelagem é pensada de forma a reduzir o desperdício de retalhos de tecido no corte e na produção das roupas. Os modelos criados por Carolina Rovani remetem às formas geométricas a partir de pregas e pences, assemelhando-se à técnica do origami – daí o nome da marca.
• @tsurualfaiataria
• tsurualfaiataria.com
Brisa Slow Fashion
Focada no consumo consciente e no trabalho artesanal, a marca de Tatiana Stein aposta em peças com pegada slow fashion. E olha que bacana: o tingimento das roupas é feito a partir de produtos naturais, como a cúrcuma e o urucum. Na nova coleção, você encontra opções como o casaco em lã natural da foto, feito a partir de materiais orgânicos e reciclados. Destaque também para a camisaria e os macacões em linho, perfeitos para a temporada de calor que se avizinha.