Uma das perguntas recorrentes em encontros que sempre tivemos com mulheres por todo o país ou, em tempos de pandemia, pelas nossas redes sociais é sobre usar uma roupa mais de uma vez: posso repetir? Até soa estranho haver dúvidas numa questão que parece tão clara em tempos que se fala cada vez mais sobre consumo consciente, mas, sim, há muita dúvida, muita. A maioria das mulheres ainda sente que está errando, principalmente em encontros mais formais, por repetir uma peça. Portanto, vamos enumerar alguns motivos para acabar com qualquer dúvida sob a questão. E melhor, decretamos: não repetir é que é cafona. Que tal?
O principal motivo para repetir roupa é dar uma forcinha para a natureza com um comportamento de consumo mais sustentável que pode minimizar os potentes impactos da indústria de moda sobre o meio ambiente. Sim. A cada segundo, um caminho de lixo cheio de sobras de tecido é queimado ou descartado em aterros sanitários pelo mundo. A cada segundo!
Por ano, 500 bilhões de dólares são jogados fora com roupas que foram pouquíssimo usadas e quase nunca são recicladas. Assustador. A moda é a sétima economia global, mas também é a segunda indústria que mais polui. É preciso rever urgente os hábitos de consumo, consumindo menos e com mais consciência, a começar por repetir roupas tranquilamente.
Outro argumento irrefutável é que mulheres que repetem roupa, além de imediatamente mais conscientes, se tornam mais elegantes graças ao exercício delicioso e divertido de criar looks a partir de uma mesma peça. Propomos o desafio: escolha um item e monte cinco combinações diferentes, que você poucas vezes imaginou com ele. Esse treino faz de sua “mente de moda” ficar muito mais ativa, perspicaz, rápida. Com o tempo, essa musculação se torna natural e você, uma pessoa mais criativa, fazendo muito mais com menos. Exercite suas ideias.
Outra vantagem óbvia de repetir roupa é que você gasta menos. Que maravilha, hein? Economiza e ainda pode comprar peças melhores, que realmente têm a ver com você, com sua personalidade, com seu estilo, que vai se tornado mais apurado à medida que você pensa mais no que vai vestir, cria mais novas combinações, exercita mais sua criatividade. Viu? Uma maravilha.
Ah! E pode repetir roupa em qualquer ambiente, viu? Em festas especiais, no trabalho, no encontro com o namorado, no happy hour com as amigas, no look do dia do Instagram – incremente acessórios, mude o cabelo, mude a combinação e seja feliz, consumindo menos e melhor. Seu closet, seu estilo, a natureza, todos agradecem.