Na carona da estação mais quente do ano, vêm as férias, os happy hours estendidos, os planos de viagem e aquele clima de novos ares. Queremos que você aproveite o que promete fazer sucesso neste verão. Para isso, experts dividem dicas de como curtir a temporada – seja com os pés na água ou no escurinho do cinema.
A make
Por Taís Andrade, maquiadora e colunista de Donna
“A maquiagem com cores nunca esteve tão em alta. O rosa é um matiz alegre e tem a cara do verão. Além disso, é democrática, pois combina com os mais variados tons de pele – desde as branquinhas até as negras retintas se iluminam com o rosa.
As cores néon se mantêm fortes e supervalorizadas! Também estão muito bem cotados olhos com sombras verde, que remetem à natureza. Valem os tons mais fechados até os claríssimos – o que combinar melhor com seu tom de pele.”
O acessório
Por Roberta Weber, stylist e colunista de Donna
“Se a última temporada de calor foi dominada pelos grampos enfeitados, no verão 2020 o império é das tiaras. Femininas e charmosas, elas surgem em versões bordadas com pedrarias, em materiais nobres como cetim ou em cartela de tons frescos e vibrantes.
Os modelos mais altos tipo almofadados são aposta certeira e prometem elevar qualquer produção, adicionando estilo ao combo jeans e camiseta básica e fazendo companhia para o vestido de paetê.”
A tendência
Por Patrícia Parenza e Patrícia Pontalti, da dupla As Patrícias, jornalistas de moda e colunistas de Donna
“Uma das apostas do verão é o glamour. Sim! O glamour em cinturas marcadas por cintos dos mais diversos estilos, cores e materiais, decorando de vestidos sequinhos a blazers alongados, de saias mídis a calças de alfaiataria. O glamour em mangas volumosas (foto) que incrementam desde simples camisetas até impactantes vestidos de festa. O glamour em detalhes de haute couture, como volumes, babados, drapeados, que flertam com o minimalismo de peças sequinhas e essenciais, do jeans ao cropped. O glamour no brilho que está por tudo, em efeitos metalizados e paetizados, transformando peças básicas, como camisetas, a convencionais, como blazeres e saias lápis. O glamour de biquínis e maiôs repletos de recortes, volumes e assimetrias. O glamour de usar tênis com paetê, camiseta com saia lápis, blazer com short jeans. O glamour define o espírito do verão.”
A trilha sonora
Por Marcio Paz, comunicador da 102.3 FM
“O próximo ano será do Rubel. Descobri este fantástico artista em novembro de 2016, quando minha fisioterapeuta me perguntou: “Conhece este cara?”. Fiquei encantado e logo toquei no Som Brasil Bonito da 102.3 FM. Rubel estudou Cinema no Texas em 2011, quando começou a compor.
Dois anos depois, explodiu na internet com a deliciosa Quando Bate Aquela Saudade. Ele já fez shows em Porto Alegre e sempre com casas lotadas. Foi indicado ao Grammy Latino e sua ultima turnê, do álbum Casas (2018), passou por Lisboa, Porto e Nova York. Recentemente, lançou o clipe da canção Partilhar, com Anavitoria e participação da Marina Ruy Barbosa. Uma obra de arte. Acho que vai se tornar um grande nome da MPB.”
Os filmes
Por Marcelo Perrone, crítico de cinema do Segundo Caderno
“A virada do ano traz ao Brasil filmes inéditos que estão despontando na temporada de premiações. Adoráveis Mulheres (foto) é dirigido por Greta Gerwig, atriz que se mostrou uma talentosa diretora com Lady Bird (2017).
O novo longa é mais uma adaptação do livro Mulherzinhas, lançado em 1868 por Louisa May Alcott e que acompanha quatro irmãs na transição da infância à vida adulta à época da Guerra Civil Americana. Saoirse Ronan e Emma Watson são nomes de destaque no elenco, que conta com participações de Meryl Streep e Laura Dern. O romance é considerado um clássico no retrato de mulheres na luta contra as convenções patriarcais de seu tempo.
Com Charlize Theron, Margot Robbie e Nicole Kidman, O Escândalo é baseado em um episódio real ocorrido em 2016, quando funcionárias do canal de notícias Fox News denunciaram Roger Ailes (papel de John Lithgow) por assédio sexual. O executivo, que morreria em 2017, era uma figura controversa muito próxima da ala conservadora da política norte-americana.”
O destino local
Por Beto Conte, diretor do STB Trip & Travel
“Recomendo um passeio pela Campanha Gaúcha, a mais nova região de vinhedos do Estado e segunda maior produtora de vinhos do Brasil. É a oportunidade de conhecer vinícolas como a Guatambu (foto), em Dom Pedrito, e Peruzzo, em Bagé. O centro histórico de Bagé também vale a viagem para mergulhar na história local e relembrar o cerco da cidade durante a Revolução de 1893 e ainda conferir a cidade cenográfica de Santa Fé, onde o diretor Jayme Monjardim gravou O Tempo e o Vento, inspirado na obra de Erico Verissimo.”
O destino nacional
Por Beto Conte, diretor do STB Trip & Travel
“Um dos bons segredos do Brasil é a Península de Maraú, na Costa do Dendê, ao sul da Bahia, entre o Morro de São Paulo e Itacaré. O povoado principal é Barra Grande, em torno do qual se estendem 40 quilômetros de praias praticamente desertas na maior parte do ano. Aconselho conferir o trecho mais famoso da península, a praia de Taipu de Foras. Sombreada por coqueirais, tem areia dourada e piscina natural de água verde claríssima. Ao sul, estão garantidas longas caminhadas de paraíso intocado. A acomodação mais legal da região é a pequena e acolhedora Casa dos Arandis, com sua deliciosa gastronomia local e astral conectado com a natureza.”
O décor
Por Renata Maynart, editora do Casa & Cia e colunista de Donna
“Tendência que tem tudo para agradar quem quer dar uma nova cara a sua casa é o ton sur ton. Partir de uma tonalidade para a parede e investir em diferentes peças (almofadas, tapetes e acessórios lideram a lista) é uma maneira de levar movimento ao ambiente com o mínimo de chances de errar. Na foto, o ambiente do escritório BG Arquitetura na Mostra Morar Mais Poa tirou partido de diferentes nuances de cinza – do chumbo do teto ao mais clarinho no piso. Quem não quer fazer obra pode iniciar por um elemento fixo, como piso amadeirado, e estender a paleta para caramelos, amarelo-queimados, tons palhas, entre outros. A dica para os mais ousados é pintar o forro um ou dois tons abaixo do eleito para a parede e, assim, criar um efeito de caixa muito acolhedor.”
Os pratos
Por Lela Zaniol, cofundadora e colunista do Destemperados
“Sou apaixonada por frutos do mar e, no verão, isso faz ainda mais sentido. Comer comida fresca e da estação está alinhado com o que a gastronomia pede hoje. Vivemos um resgate dos clássicos e, nas férias, nada melhor do que buscar aquilo que nos faz bem, sem se preocupar com modismos. Um peixinho assado na brasa pode ser um baita programa para reunir a família ao redor do fogo. Na beira da praia, o bom e velho milho cozido com manteiga sempre tem um lugar cativo na minha memória afetiva. Picolé de fruta e caipirinha compõem o cenário da minha ‘farofada’ ideal. Também vou de clássicos quando escolho lugares para comer: em Torres, os restaurantes Cantinho do Pescador (foto) e o do Hotel Dunas são duas pedidas infalíveis para a temporada.”