Ao acordar, estamos com a musculatura bastante rígida, por ficar tantas horas deitada sem fazer muito esforço – isso sem contar os dias que acordamos com dores de termos ficado em posições desconfortáveis.
Para ajudar a tirar a preguiça do corpo, melhorar o fluxo sanguíneo e dos vasos linfáticos, preparar o corpo para o dia e mandar o estresse embora deixando a mente mais leve e clara, separei algumas dicas, todas inspiradas no yoga.
Mas não se preocupe! Você pode até não ser praticante, porque são posturas fáceis e que podem trazer benefícios para todas.
É importante aliar a respiração aos movimentos: essa é a grande diferença entre praticar yoga e apenas se alongar.
Vamos começar?
Deitada:
Inspire e abrace bem os joelhos, enquanto solta o ar, puxe as pernas para perto do peito, arredondando as costas. Fique pelo menos três respirações profundas e controladas nessa postura.
Depois, alongue uma das pernas, apoie ela na cama, e continue segurando o outro joelho perto do peito. Inspire e, soltando o ar, deixe o joelho cair em direção ao chão, cruzando por cima do corpo a perna dobrada, de forma a fazer uma torção do tronco.
Olhe para cima ou para o lado contrário de onde o joelho dobrado está. Fique três respirações, inspire trazendo as pernas para o centro novamente, solte o ar no centro para realinhar a coluna, inspire e, ao soltar o ar, faça o movimento para o outro lado, e permaneça o mesmo número de respirações.
Inspire e volte as pernas para o centro do corpo. Afaste os joelhos, deixe eles dobrados, passe os braços por dentro das pernas e pegue as laterais externas dos pés. Empurre os pés para baixo, para deixar os joelhos o mais próximo do chão possível. Fique três respirações.
Apoie os pés na cama, afaste os joelhos na mesma distância nos quadris e empurre o quadril para cima, enquanto solta o ar, e desça o quadril, enquanto inspira. Faça cinco vezes.
Sentada:
Inspire, leve as mãos para cima da cabeça, solte o ar e desça lateralmente, apoiando a mão ou o antebraço no chão ou na cama. Cuidado para não deixar o tronco cair para frente, nem para trás, abra bem lateralmente.
Inspire novamente, suba as mãos, solte o ar, desça para o outro lado. Repita o movimento e deite para frente. Pode apoiar as mãos, os cotovelos ou deitar completamente, conforme sua flexibilidade.
Junte as plantas dos pés, dobre os joelhos e afaste os pés cerca de um palmo da distância do quadril. Inspire e deite por cima das pernas enquanto solta o ar.
Apoie uma mão na frente do corpo, inspire levando a outra mão na diagonal para cima, atrás do corpo, torcendo o tronco para trás. Fique 3 respirações e na última expiração, volte o braço, apoie a outra mão, e inspirando, eleve a outra, para o outro lado.
Estenda as pernas para frente, inspire eleve as mãos acima da cabeça, expire deitando o tronco para frente. Fique três respirações.
Em pé:
Afaste os joelhos, una as pontas dos pés, deixe o tronco cair para frente, relaxando bem a cabeça em direção ao chão.
Inspire e fique na postura de quatro apoios, apoiando as mãos e os joelhos no chão. Solte o ar lentamente.
Inspire, olhe para cima e deixe a barriga cair em direção ao chão.
Solte o ar, olhe para o umbigo, arqueie a coluna. Repita essas duas posturas três vezes cada uma.
Inspire, traga uma das pernas para frente, alinhe a postura do pé bem abaixo do joelho (nem para frente, nem para trás da linha do joelho). Solte o ar.
Inspirando, eleve as mãos acima da cabeça. Fique duas respirações. Solte o ar, apoiando as mãos no chão. Troque a perna que vai na frente e repita a sequência.
Inspirando, una os dois pés, estique as pernas e deixe a cabeça cair em direção ao chão. Fique assim por três respirações.
Raquel Lupion é formada em Nutrição e Educação Física, tem especialização em Nutrição Clínica e Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Sua motivação é promover um estilo de vida saudável, fugindo de radicalismos e tentando encontrar o caminho do meio entre o que é necessário e o que é prazeroso. Na vida profissional, divide seu tempo entre atender em consultório, dar aulas de yoga, palestrar e ministrar cursos. Escreve semanalmente em revistadonna.com.