A gastronomia toma ares de arte para aguçar os sentidos e fugir da rotina óbvia de sabores, cores e texturas.
A tendência entre especialistas em catering para eventos e restaurantes vanguardistas está em associar arte e experiências sensoriais à gastronomia, numa provocação aos sentidos que encanta os olhos, acorda sensações e interage com todos os elementos que compõem o conteúdo e o cenário, gerando uma vivência inesquecível.
Convergência: a instalação de vídeo e arte do multimídia italiano Marco Foltran veste a mesa, complementando o cenário e a experiência sensorial deste evento surpreendente, em Milão. Apresentação da comida diretamente na mesa, aromas, imagens, sons – todas as referências e conteúdos alinhados resultaram numa experiência marcante e tornaram o evento único, provocador e inesquecível. Vale conferir este projeto metaillusion.com.
Alta temperatura: no restaurante 41 Grados, em Barcelona, dos irmãos Ferran e Albert Adrià, comer bem é uma forma de arte, com apresentações inusitadas, desconstrução das formas, trilha sonora e projeções.
Mestre em culinária e arte, a chef Neka Menna Barreto é uma das principais provocadoras em terras brasileiras, sempre com algo inusitado e surpreendente em suas criações. Na abertura da exposição de Marina Abramovic, no Sesc Pompeia em SP, Neka expôs a comida como arte, em grandes placas de madeira e pedras, totalmente alinhada ao conteúdo da exposição.
Dicas:
- Vale a pena incluir na sua lista de desejos – e de viagem – conhecer um restaurante vanguardista. A lista The World's 50 Best traz o ranking dos melhores restaurantes mundo a fora, alguns com essa proposta.
- Viaje com arte e sabor em restaurantes como o dinamarquês Noma, o americano Alinea, o sueco Faviken ou o espanhol Mugaritz.
- Traga para sua casa ou sua festa elementos como sons, aromas, projeções e iluminação. Decore com temperos, ervas e sementes que exalam perfume, frutas e flores. Produza uma trilha sonora especial!