Essa é a experiência com os insetos
Não, você não leu errado. É formiga mesmo. Cervejas artesanais com ingredientes inusitados são cada vez mais comuns entre os apreciadores da bebida. Tem de mel, mandioca, aveia, milho, até frutas como framboesa e cereja. Formiga, no entanto, ainda não tinha aparecido.
A experiência foi feita pelo pelos proprietários da loja de insumos para fabricação de cerveja caseira Lamas Bier, localizada em São Paulo, em conjunto com o proprietário do bar Empório Sagarana, Paulo Leite, e o médico e colunista da revista Playboy, Marcelo Cury. A receita que eles criaram leva figos, tucupi negro e, acredite, formigas saúvas. O tucupi negro é um caldo espesso estraído da mandioca brava, muito comum na culinária do Norte do país. As saúvas também estão presentes em pratos amazônicos, como ensopados.
O resultado dessa invencionice foi chamado de Saison Saúva, uma cerveja de estilo belga tradicional. Quem provou disse que a bebida ficou extremamente encorpada, muito cítrica, aromática e com graduação alcoólica alta. A inusitada ideia de usar as saúvas na composição da bebida veio de Paulo Leite, que, ao provar os insetos, percebeu seu gosto cítrico e viu a oportunidade de inovar.
Ficou com vontade de provar? Então faça em casa a sua própria cerveja de formigas, por que esta criação não chegará ao mercado, pelo menos por enquanto. Mas o pessoal da Lamas Bier tem o kit completo para a fabricação da bebida em casa – inclusive as formigas. Mais informações aqui.
Mais para quem adora cerveja
Para não deixar você na vontade de provar cervejas diferentes, fizemos uma lista com 10 produtos elaborados com ingredientes inusitados disponíveis no mercado. Prove!
Colorado Ithaca - Brasil
Contém rapadura queimada em sua composição e é envelhecida em barril de carvalho por um ano. É encorpada e amarga, com um adocicado no final, e tem teor alcólico de 10,5%
Tripel Karmeliet - Bélgica
Feita com aveia, cevada e trigo, esta bebida fermenta na própria garrafa, como os espumantes. É adocicada e muito perfumada e tem teor alcoólico de 8,4%.
Colorado Cauim - Brasil
Feita com mandioca em sua fórmula, esta pilsen clara é leve e tem um suave amargor. Seu teor de álcool é de 4,5%.
Coruja Labareda - Brasil
Esta lager elaborada com malte Vienna leva um toque de pimenta em sua composição, o que a deixa encorpada. Tem 6,7% de álcool.
DaDo Bier Ilex - Brasil
Elaborada com Ilex paraguariensis, a nossa erva mate, tem coloração levemente esverdeada, baixa fermentação e alto teor alcoólico (7%).
Mac Queen's Nessie - Áustria
Feita com malte de uísque, é levemente amarga, escura e tem sabor forte. Seu teor alcoólico é de 5%.
Amazon Beer Stout Açaí - Brasil
Com teor alcoólico de 7,2%, é escura e fiel ao estilo Dry Stout. É feita com malte torrado e extrato de açaí.
Mongozo Coconut - Bélgica
Com coco em sua formulação, essa cerveja exótica tem coloração clara e sabor levemente amargo. Seu teor alcoólico é baixo, 3,5%.
3 Lobos Exterminador Trigo e Capim Limão - Brasil
Essa cerveja de trigo em estilo wheat tem um toque de capim limão na fórmula, o que a deixa refrescante e bastante cítrica. Tem 4,8% de álcool.
Rogue Voodoo Bacon - Estados Unidos
Cerveja do tipo Ale, além de bacon (isso mesmo, bacon), contém xarope maple, usado naquelas rosquinhas americanas. Essa esquisitice tem graduação alcoólica de 6,5%.