O tão esperado pedido de casamento saiu? E agora vocês nem sabem por onde começar? Calma lá, que temos a ajuda que vocês precisam!
Os primeiros passos podem ajudar muito para que esse planejamento não seja estressante e sim algo proveitoso para os noivos. Pega um papel e caneta, tira print dessa página. Faça como achar melhor, mas siga os seguintes passos:
Defina o estilo
Vocês querem que seja uma festa enorme ou mini wedding? Querem que a cerimônia seja de dia? Dentro de uma igreja? Na beira da praia? Querem que seja na cidade em que moram ou em outra cidade ou até país? Afinal de contas, onde e como vocês se veem nesse grande dia?
Essas expectativas e sonhos precisam estar alinhados desde o início, senão o processo se torna cheio de grandes dúvidas, algumas briguinhas pelo caminho, e, pode sim, fazer com que vocês gastem mais dinheiro do que o previsto.
Estipulem um orçamento
Agora que vocês já sabem como querem que esse dia seja, precisam entender quanto se tem disponível para fazer o sonho acontecer. O casamento precisa ser uma meta para o casal, e como toda a meta é importante entender quanto é possível reservar da renda e por quanto tempo será necessário para poder fazer acontecer. Além disso, o casal pode optar por conversar com seus pais e ver se eles estão dispostos a contribuir para esse dia. Ter esse número é primordial para todo o planejamento.
Escolha a data
Escolher a data da cerimônia não é tão fácil quanto parece. Têm casais que sonham com local específico ou em ter um determinado fotógrafo ou maquiador em seu casamento. Esses desejos importantíssimos para o casal devem ser levados em consideração na hora de consultar as datas e bater o martelo. Mas, tenham em mente que, para a contratação dos fornecedores, a definição da data, ou pelo menos o mês, é importante para ver a disponibilidade dos profissionais. É bem frustrante desejar um serviço, orçar, ver que cabe no orçamento e depois se deparar com a agenda que não fecha.
Contrate um assessor de eventos
Pesquise sobre esse profissional e contrate aquele que tenha a proposta de trabalho mais alinhado com que vocês buscam. Esses profissionais auxiliarão na contratação dos melhores fornecedores, levando em consideração o seu orçamento, e inclusive ajudarão a manter os gastos dentro da verba disponibilizada para a cerimônia. Auxiliarão, também, para que nenhum detalhe importante seja esquecido. Essa pessoa estará lá no dia garantindo que tudo saia como vocês sonharam desde o início.
Faça a lista de convidados
Saiba que todos os orçamentos e decisões terão como base esse número. Por exemplo: o local que irão casar só poderá ser definido se souberem quantas pessoas pretendem convidar. A gastronomia se calcula em cima dos convidados, até mesmo a equipe de foto e vídeo se baseia nessa informação para elaborar o seu preço.
Esses são os primeiros passos de muitos. E saibam que o mais importante em todo o planejamento é o casal manter a conversa e saber fazer concessões. O dia é de vocês e precisa ser construído pelos dois. Assim, com certeza o dia será especial.
Maria Eduarda Santos é publicitária e proprietária da empresa Respira Eventos (@respiraeventos). A produtora tem MBA em gestão de eventos e cerimoniais de luxo, feito com os principais profissionais do Brasil no ramo de festas. Escreve quinzenalmente em revistadonna.com.