De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de mulheres com mais de 50 anos que se casaram formalmente quase dobrou de 2007 a 2017 - foi de 3,3% a 5,9% do total de noivas. A pesquisa, que é baseada em registros civis, também mostra que as brasileiras estão optando por subir no altar cada vez mais tarde: houve aumento de casamentos entre os 25 e os 34 anos e queda no número de noivas abaixo dos 24. Afinal, não existe hora certa para casar, né?
Relembramos aqui quatro famosas que celebraram o amor depois dos 50 anos. Algumas delas já se separaram - afinal, a vida é feita de começos e fins, independentemente da idade. Confira:
A lenda da música se casou com o ator James Brolin em 1998, quando tinha 56 anos. Na época, já estava divorciada do primeiro marido Elliott Gould há quase 30 anos. O discreto casal de Hollywood mantém seu casamento firme e forte há mais de duas décadas.
Com 70 anos à época, a apresentadora se casou com o francês Johnny Lucet em fevereiro de 2020. O anúncio foi feito no programa Mais Você por Fabrício Battaglini e Patrícia Poeta, que estavam a substituindo na atração. A cerimônia foi na casa da noiva, em São Paulo. Pedro e Mariana, filhos da apresentadora, foram os padrinhos.
— Só para a família, cerimônia íntima e bilíngue, porque o noivo é francês. Ele falou o "sim" em português — relatou Battaglini.
O casal usou azul e jeans na celebração. O look tinha um motivo especial:
— Eles estavam usando a mesma roupa do dia que se conheceram em Algarve, em Portugal — complementou o apresentador.
No Instagram, Ana Maria postou uma foto com o marido: "Casados", escreveu ela na legenda.
A relação, entretanto, parece ter chegado ao fim na metade do ano passado. O europeu concedeu entrevistas relatando ter voltado a Portugal, onde vive com o filho, e não ter mais contato com Ana. Na época, a assessoria da apresentadora afirmou que ela não comenta publicamente seus assuntos pessoais.
Uma das apresentadoras mais populares da televisão norte-americana, Ellen é também um dos ícones LGBT+ mais celebrados dos Estados Unidos. Em 2008, com 50 anos, se casou com a atriz Portia de Rossi . As duas oficializaram a relação logo depois que o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi legalizado no estado da Califórnia e estão juntas até hoje.
Em dezembro de 2019, aos 73 anos, a gaúcha, conhecida por ter sido finalista da edição do programa Big Brother Brasil de 2017, se casou com o advogado Marcelo Gomes. A cerimônia foi realizada à beira-mar em Punta Cana, na República Dominicana.
Em entrevista à Donna em 2019 para uma reportagem sobre namoro após os 50 anos, Ieda incentivou as pessoas a aproveitarem as oportunidades de serem felizes, sem se importar com julgamentos alheios:
— Eu estava satisfeita com a minha vida. Saía com as minhas amigas, me divertia, tinha minha agenda profissional. Mas a chegada do Marcelo me apresentou uma perspectiva nova. Me fez acreditar que valeria a pena. (...) Sempre digo para as pessoas seguirem seu coração e viverem o momento. Não percam a oportunidade de serem felizes, deixem de lado os julgamentos ou o olhar torto da família e até dos filhos. Não adianta esperar. A nossa hora é agora — afirmou.
A relação, entretanto, acabou em janeiro do ano passado.