Se maio já foi considerado o mês das noivas, agora é outubro que tem sido o período queridinho para realizar casamentos. Com a gradual retomada de eventos após o avanço da vacinação contra a covid-19 no Brasil, entramos no clima e selecionamos algumas famosas que chamaram atenção com seus vestidos para, quem sabe, inspirar futuras noivas por aqui. Confira:
Meghan Markle
De decote canoa, com brilho opaco e com seis costuras estruturais: assim era o vestido que Meghan Markle usou para se casar com o príncipe Harry em 2018. O modelo foi uma criação da estilista britânica Clare Waight Keller, que comanda a Givenchy. Apesar do vestido parecer simples, o processo não foi. Ao todo, Claire demorou 3.600 horas no processo de criação e confecção e teve sete encontros com Meghan, que estava decidida por um modelo elegante, clássico e atemporal.
Juntas, elas criaram o conceito do vestido. O bordado das flores do véu fez referência à organização intergovernamental Commonwealth, composta por países que integravam o Império Britânico – na época, o foco do trabalho voluntário dos noivos. Por isso, a estilista Clare estudou a flora nativa dos 53 países desta comunidade e criou, a partir de diferentes tipos de flores, bordados em fios de seda e organza para enfeitar todo o barrado.
Kate Middleton
Em abril de 2011, muita gente parou para acompanhar todos os detalhes do casamento real do príncipe William e de Kate Middleton. A estimativa é que 2 bilhões de telespectadores ao redor do mundo assistiram pela televisão.
O vestido de Kate foi criado pela estilista Sarah Burton, diretora de criação da grife de Alexander McQueen – uma das favoritas da duquesa. A corseteria de inspiração vitoriana é uma assinatura de McQueen. Embora a cauda tivesse quase três metros de comprimento, seu tamanho não foi considerado nada astronômico se comparado a outros modelos. O colarinho de renda e as mangas compridas da peça renderam comparações com o modelo usado por Grace Kelly em seu casamento, o vestido da rainha e o estilo de noiva dos anos 1950.
Uma declaração oficial confirmou que Kate quis "combinar tradição e modernidade com a visão artística que caracteriza o trabalho de Alexander McQueen".
Lady Di
Para finalizar nossas menções aos royals, não podia faltar um dos looks mais marcantes da história da família real: o vestido de casamento da princesa Diana. O modelo pomposo, feito com seda de marfim e produzido com 10 mil pérolas, babados e lantejoulas, foi confeccionado sob medida para que a Lady Di se casasse com o príncipe Charles em 1981. Foi desenhado por David e Elizabeth Emanuel. O seu grande destaque foi, sem dúvidas, o véu, que tinha 153 metros.
Priyanka Chopra
A atriz Priyanka Chopra e o músico Nick Jonas fizeram duas festas na Índia para celebrar sua união, em dezembro de 2018. A primeira foi no Palácio Umaid Bhawan, na cidade de Jodhpur, no Rastajão. O pai do noivo, Paul Kevin Jonas Sr., celebrou a cerimônia cristã. Para a ocasião, Priyanka escolheu um modelo feito sob medida por Ralph Lauren. O estilista é amigo íntimo da atriz. A marca, aliás, também vestiu o noivo e convidados, como as damas de honra e todos os padrinhos.
Depois, foi a vez da cerimônia hindu, com trajes condizentes. Difícil escolher o mais bonito!
Gwen Stefani
Para seu segundo casamento, a cantora Gwen Stefani apostou em uma peça da estilista norte-americana Vera Wang, queridinha de atrizes e modelos (ela é ex-patinadora artística e já ocupou o cargo mais desejado do jornalismo de moda mundial: a cadeira de editora da Vogue norte-americana). Nas fotos da cerimônia de união com o músico Blake Shelton, Gwen aparece com dois looks. O primeiro, mais tradicional, e o segundo mais despojado, com um vestido curto e botas em estilo country.
Titi Muller
Em 2019, a apresentadora gaúcha Titi Müller se casou com o integrante da banda Scalene Tomás Bertoni. A união foi celebrada em uma cerimônia civil intimista, seguida de uma festa. Na primeira ocasião, Titi usou um vestido branco mídi, sem mangas e calçou botas brancas. Logo depois, os dois seguiram para a festa de casamento. Titi mudou o cabelo e a maquiagem e vestiu um conjunto de saia longa e cropped de renda brancos, criando a sensação de estar usando um vestido de noiva. No pés, optou pelo conforto: calçou um bom tênis branco.
Marina Ruy Barbosa
Em julho de 2017, a atriz Marina Ruy Barbosa trocou alianças com o piloto de stock car e empresário Alexandre Negrão. A cerimônia (e a festa!) para cerca de 800 convidados aconteceu na casa da família do noivo, em Campinas, no interior de São Paulo. Para a ocasião, Marina escolheu um tomara que caia acinturado, com ares de princesa. O vestido foi criado por ninguém menos do que Domenico Dolce e Stefano Gabbana, da maison italiana Dolce & Gabbana, com exclusividade para ela. O convite veio depois que a atriz desfilou para a marca na Semana de Moda de Milão.