O primeiro passo de todo e qualquer evento é entender quantas pessoas serão convidadas. Esse número é um balizador para todos os orçamentos e valores do casamento. É uma etapa que os noivos precisam levar a sério e fazer com cautela. Afinal de contas, é uma decisão importante e que dirá muito como será o grande dia. Então, vamos colocar a mão na massa?
Converse sobre o assunto com seu noivo
Se vão convidar colegas de trabalho; se parentes distantes entrarão na lista; se crianças poderão comparecer; se acompanhantes também serão convidados.
Separe por categorias
Coloque na lista todo mundo que vocês gostariam de convidar, mas já organize por categorias: família, amigos, colegas de trabalho, etc. Provavelmente, ela ficará grande. Contudo, não se preocupe vamos para o passo 3.
Ponto de corte
Você precisa cortar alguns nomes? Então, pode começar considerando tirar os parentes distantes, os amigos que o convívio é mais virtual; colegas de trabalho que praticamente interagiram com o seu noivo ou noiva, etc.
Defina se os pais poderão convidar
Antes de definir isso, precisamos entender se os pais dos noivos estão pagando por todo o casamento? Se sim, na sua maioria das vezes, eles acabam tendo prioridade e podem convidar quem eles quiserem. Mas, no caso dos noivos estarem bancando o casamento fica a critérios dos pombinhos liberarem ou não uma cota de convidados para os pais. Uma sugestão, que é muito utilizada, é de 10% a 15% para os pais da noiva e a mesma porcentagem para os pais do noivo.
Saiba que vocês irão trabalhar em cima da lista de casamento durante todo o planejamento. É importante considerar um R.S.V.P (confirmação de presença) para ter uma noção melhor de quantas pessoas irão. Entretanto, entenda que não tem como ter exatidão nesse número, pois tem pessoas que confirmam e não vão e outras que não confirmam e aparecem. Por isso, trabalhamos com uma margem de variação de 10% a 20%.
Maria Eduarda Santos é publicitária e proprietária da empresa Respira Eventos (@respiraeventos). A produtora tem MBA em gestão de eventos e cerimoniais de luxo, feito com os principais profissionais do Brasil no ramo de festas. Escreve quinzenalmente em revistadonna.com.