Que gatos são dorminhocos a gente já sabe, mas o que talvez não tenha ficado muito claro ainda é que as poses e trejeitos que os bichanos fazem quando se esparramam no sofá - e se estiver batendo um solzinho, ficam mais dengosos ainda - não é estratégia para deixar os tutores loucos de vontade de encher o pet de beijos e abraços. O soninho e as caras fofas são decorrentes da fisiologia do felino que, vamos combinar, tira o maior proveito disso. Isso porque gato que se preze costuma não ficar de bom humor ao ser interrompido em sua hora de descanso. Porém, pode abrir uma exceção quando o alucinado por beijos e afagos é aquele que o alimenta e fornece abrigo, ou seja, você.
Fisiologicamente falando, gatos se esticam e puxam um soninho porque são predadores. E não importa o tamanho. De leões a indefesos gatinhos, felinos sempre se deram ao luxo de dormir com plenitude, dormir sem medo, dormir para valer. E aquela cara peluda com seus olhinhos puxados completam o quadro de pura ternura representada pelo gatinho de estimação que dorme tranquilamente sobre cobertas, tapetes e no colo dos seus amados tutores.
Sono não é doença
Por estarem no topo da cadeia alimentar, isto é, por não temerem predadores, felinos dormem ao sentirem sono. Cachorros e outros animais de grande porte também ganham o direito a um soninho sem interrupção, diferentemente de coelhos e esquilos, por exemplo. Animais furtivos por natureza, essas espécies têm em vista a extensa grama de predadores que podem pôr fim a sua vida. Azar de uns, sorte de outros, como o seu mascote que há gerações não sabe mais o que é caçar, ficar de tocaia e até passar dias sem uma única refeição. Desde que caiu na graça da humanidade, seres de duas pernas que fazem de tudo para agradá-lo, tem tempo de sobra para quê? Dormir.
Quantas horas um gato dorme por dia?
São 10, 12, 14 horas de sono por dia podendo se estender por mais de 16 horas para gatos de mais idade e 18 horas quando filhotinhos.
Gato macho
Assim como humanos, gatos também podem ser diferentes no que se refere às horas de sono. De acordo com sua idade e condicionamento físico, gatos tendem a ficar mais tempo acordados quando não são castrados.
Gato de rua
Por ainda terem de procurar alimento e se defenderem de pedestres, carros e cães de vida errante, gatos de rua também têm direito ao seu soninho, mas obviamente de qualidade bem inferior se comparado aquele que vive sob o teto de um lar.
Gestação
Uma das dúvidas que surgem no consultório veterinário é o súbito e preocupante sono que acomete algumas gatas quando atingem a maturidade. Está doente? Estaria sendo envenenada? Calma, sua gata não andou se esfregando em excesso nas suas pernas algumas semanas atrás? É uma gatinha que vai para a rua? Então preste atenção se o excesso de sono não se deve aos novos gatinhos que estão se desenvolvendo na barriga dela e consumindo sua energia.
Temperaturas frias
Sabe-se ainda que gatos que vivem em clima frio tendem a dormir mais horas por dia do que aqueles que vivem em temperaturas tropicais. A falta do que fazer fora de sua moradia e uma dieta calórica podem contribuir com o fenômeno. Ainda assim, felinos se permitem escolher a temperatura em que se sentem mais confortáveis para dormir. Enquanto alguns preferem estar em cima do aquecedor ou ao lado de uma lareira, outros se refugiam no banheiro ou em cima do armário da cozinha, qualquer móvel com superfície lisa que esteja nos locais mais frios da casa. Aliás, cuidado com aqueles que gostam de ficar em ambientes muito quentes. Esses gatos podem até mesmo pegar resfriados se portas e janelas forem abertas rompendo o conforto térmico com o qual o corpo do bichano já está há horas habituado.
Gato obeso
O soninho restaurador pode ter um alto custo não apenas para o gato, mas também para seu tutor. Animais que recebem alimento e dormem bastante costuma ser obesos, e isso terá reflexos no bolso do tutor mais cedo ou mais tarde, com dieta especiais ou tratamento de doenças relacionadas à obesidade. Consulte o veterinário para evitar o sobrepeso do pet e receber orientações sobre a melhor alimentação para seu gato dorminhoco. Aqui mesmo já descrevemos dicas de como fazer um gato se exercitar pela casa mesmo não sendo muito adepto a se deslocar pelos cômodos.
Daisy Vivian é diplomada pela UFRGS em Medicina Veterinária e Jornalismo. É autora dos livros "Cães e Gatos Sabem Ajudar Seus Donos" e "Olhe-me nos Olhos e Saiba Quem Você É", histórias reais sobre pessoas e seus animais de estimação. Escreve semanalmente em revistadonna.com.