Até vá lá a fama de dorminhoco – afinal, são longas horas de sono por dia –, mas não dá para dizer que os gatos são frios ou não amam seus tutores. Os felinos têm um jeito particular de demonstrar afeto e de conquistar cada vez mais os corações humanos, como o da assistente de herbologia Jéssica Pedroso, 30 anos, de Porto Alegre, que foi “adotada” pela gata Popo há 11 anos.
— É meu talismã, minha companheira. Apesar de ser uma presença silenciosa e analítica, ela sempre demostrou compreender quando eu estava triste ou com problemas, é muito sensível.
A Popo representa uma forma de amor que é leve, sem cobrança e sem exagero — derrete-se a tutora, contando ainda que Popo a espera todos os dias na porta de casa.
Cheios de personalidade, os bichanos são descritos como ótimos companheiros por leitoras ouvidas por Donna. A estudante Tassiane Meireles Viegas, 18 anos, de Cachoeirinha, conta que acabou fisgada pelos encantos do gato Princeso:
— Ele trouxe muita alegria para a minha vida, me ensinou a ser mais carinhosa e o significado de amizade, nunca mais me senti sozinha após a sua chegada. Só tenho a agradecer pela dose de amor diária que ele demonstra.
Ou seja, tem afeto sobrando por parte dos felinos. Quer saber se o seu pet corresponde ao mesmo carinho que você tem por ele? Confira alguns sinais de que ele morre de amores por você:
1 Ronrona ao seu lado
Primeira manifestação de afeto e relaxamento do bichano, ronronar próximo do tutor significa que seu pet está sereno e satisfeito por estar ao seu lado.
2 Enroscar-se no corpo do tutor
Esta é mais uma forma de demonstrar afeto.
3 Enfiar o pescoço debaixo do seu
Esse sinal não deixa de estar conectado ao ato de se enroscar nas pernas, mas vai muito além disso. O felino está perto da sua boca e do seu hálito, você poderia feri-lo mortalmente, mas ele sabe que isso não vai acontecer e quer te dar carinho por meio da boca.
4 Mordidas e lambidas suaves
No meio da “conversa” entre vocês dois, seu gato morde suavemente seus braços e mãos? Saiba que isso é um sinal de cumplicidade que ele traz de seus ancestrais não domesticados. No ambiente felino, os integrantes da mesma família se mordiscam e se lambem, sinais de socialização entre membros do mesmo clã.
5 Barriga para cima
Nunca (jamais!) um felino se dá ao luxo de ficar com a barriga à mostra se não sentir muita confiança em quem está ao lado dele. Patas para cima significam costas no chão e abdômen à mostra para o inimigo. Um felino precisa estar muito tranquilo para ficar nessa posição 100% vulnerável.
6 Seguir o tutor
É bom, embora a gente possa tropeçar no mascote vez ou outra. Na verdade, ele segue seus passos esperando que você se acomode para que possa se aninhar no seu colo.
7 Balançar o rabo
O balanço de um lado para o outro, com movimentos longos e demorados, é sinal de muito amor.
8 Toques com a pata
Sim, eles fazem carinho, só que do jeito deles. Alguns dão leves toques com as patas na cabeça, outros no joelho, nariz e cabelos de quem gostam.
9 Dormir junto
Outra das mais fortes manifestações de apego. Um gato só divide o leito com integrantes da sua família. Cuidado extra para quem costuma se mexer muito na cama, para não rolar por cima do pet.
10 Corre para o abraço quando você chega
Dispensa explicações, né? Quem corre para receber o tutor deixa claro o quanto está feliz com a chegada dele. Aí é só largar a bolsa, lavar as mãos e se deixar ser tocada por uma criatura desprovida de qualquer interesse, que não seja o de estar perto e usufruir da companhia de quem lhe faz tão bem.
Daisy Vivian é diplomada pela UFRGS em Medicina Veterinária e Jornalismo. É autora dos livros "Cães e Gatos Sabem Ajudar Seus Donos" e "Olhe-me nos Olhos e Saiba Quem Você É", histórias reais sobre pessoas e seus animais de estimação. Escreve semanalmente em revistadonna.com.