A cantora Beyoncé uniu forças com o mundo fashion para dar uma nova cara ao seu último álbum, Renaissance, lançado no ano passado. Em parceria com Olivier Rousteing, diretor criativo da grife francesa Balmain, a artista criou a coleção Renaissance Couture, com 17 looks: um para cada música do disco.
Ao estrelar a mais recente capa da Vogue francesa, Beyoncé revelou ser esse o primeiro "álbum vestível".
"Obrigada Olivier Rousteing e Balmain por dar vida ao Renaissance na alta-costura. Desenhar ao lado de vocês foi libertador. Obrigada por me permitirem celebrar a forma humana, assumir riscos artísticos, ultrapassar limites e me expressar livremente. À equipe da Vogue France, obrigada por confiar em nossa visão e compartilhá-la com o mundo", escreveu a artista em seu perfil do Instagram ao divulgar imagens do projeto.
Olivier, que foi o idealizador do "álbum vestível", detalhou como pensou na proposta para a revista.
— Eu estava desenhando e desenhando enquanto ouvia, e às vezes você não consegue controlar a emoção do seu esboço. E comecei a imaginar os rascunhos dentro do álbum dela, como eles se relacionariam com as músicas e as letras. Não era algo que eu deveria estar fazendo, mas fui inspirado pela música para fazê-lo. E foi assim que isso começou — contou.
Nos últimos cinco meses, o diretor e a cantora trabalharam juntos.
— Não posso deixar de ficar emocionado com os aspectos históricos dessa colaboração — acrescentou ele. — Esta parece ser a primeira vez que uma mulher negra supervisiona a oferta de alta-costura de uma histórica casa parisiense. E esses designs foram criados em parceria com o primeiro homem negro a supervisionar todas as coleções de uma histórica casa parisiense.