Já faz um tempo que o mercado da moda não é mais o mesmo, mas a caminhada rumo à diversidade ainda é longa. São comuns projetos que tenham apenas uma mulher negra ou uma mulher gorda. Como se uma fosse o suficiente, como se fossem cotas para provar a representatividade da iniciativa. Vocês já perceberam isso?
Com essa percepção, a fotógrafa Cris Moreira quis sair de sua zona de conforto e convidou mulheres negras para participar de um ensaio fotográfico a favor da representatividade na moda. Foram escolhidas mulheres com diferentes tons de pele e manequins (38, 42 e 46) que pudessem representar o maior número de pessoas. Para Cris, a fotografia é uma forma de expressão pela qual podemos questionar, desconstruir e representar.
Uma dessas mulheres sou eu. Além de ficar super honrada com o convite, acredito que a moda precisa urgente de novas visões, novos objetivos e novas representatividades. E estar presente nessas fotos junto de outras amigas negras fez tudo ser mais importante. E mostra que nosso poder juntas pode abrir novos caminhos. Além de mim, foram fotografadas as modelos Bárbara Fontoura e Monique Machado.
O Girl Boss une mulheres para desconstruir os padrões da moda de cores e corpos ao fotografar modelos negras de diferentes corpos e que buscam seu espaço. O objetivo do projeto também é empoderar outras mulheres, mostrar o quanto está em nossas mãos mudar essa realidade e fazer esse questionamento para a indústria da moda.
A inspiração veio de projetos fotográficos de fora do Brasil, influenciado pela imagem da Beyoncé e outras divas negras. Com a visão de "mulher boss", a mulher empoderada, poderosa e independente, queremos formar um novo protagonismo nas produções.
Além disso também questionamos o consumo da moda. Foram usadas apenas roupas de brechó e do acervo de cada uma. O projeto tem parceria do brechó The Vintage Closet e maquiagem de Gabriela Freitas.
Duda Buchmann é blogueira que gosta de falar do mundo feminino, principalmente da mulher negra, e de inspirações que elevem a autoestima delas. Escreve semanalmente em revistadonna.com.