Nesta quinta-feira (25) é Dia da Mulher Negra no Brasil. A data existe desde 2014, além de ser uma homenagem à Tereza de Banguela, quilombola do século 18.
A cada dia que passa mais mulheres negras brasileiras se destacam em diferentes áreas: na arte, na moda, no jornalismo, no empresariado, na ciência, na literatura, na política, entre outras áreas. E eu estou aqui para enaltecê-las! Selecionei 10 delas que merecem sua atenção:
Djamila Ribeiro
Filósofa, escritora, pesquisadora e colunista de grandes veículos.
Adriana Barbosa
Responsável pela maior Feira de Empreendedorismo Negro da América latina, está entre os negros não africanos mais influentes do mundo. Também é fundadora do @pretahub.
Sueli Carneiro
Filósofa e escritora. Fundadora do Geledés - Instituto da Mulher Negra.
Nataly Neri
Cientista social e produtora de conteúdo. Mostra novas formas de consumo com redução de danos. Uma das mais importantes youtubers negras brasileiras. Seu canal é o Afros e Afins.
Magá Moura
Criadora de conteúdo digital, quebra paradigmas da moda.
IZA
Cantora e apresentadora. Mesmo em início de carreira, coleciona conquistas e será jurada da nova edição do programa The Voice Brasil.
Maíra Azevedo (Tia Má)
Jornalista, humorista e parceira do Encontro com Fátima Bernardes.
Flavia Oliveira
Jornalista, apresentadora, comentarista da GloboNews, além de colunista do jornal O Globo e CBN.
Taliria Petrone
Professora e ativista. É deputada federal pelo PSOL do Rio de Janeiro. Sua identidade política é semelhante à de Marielle Franco.
Lisiane Lemos
Advogada gaúcha de uma das maiores empresas do mundo, a Microsoft. Em 2017, apareceu na lista da Forbes Brasil entre os 91 brasileiros mais promissores com menos de 30 anos.
Duda Buchmann é blogueira que gosta de falar do mundo feminino, principalmente da mulher negra, e de inspirações que elevem a autoestima delas. Escreve semanalmente em revistadonna.com.