Ao falar abertamente e com naturalidade sobre vitiligo, a modelo canadense Winnie Harlow tem ajudado a explicar muitos mitos sobre a doença e, consequentemente, diminuir o preconceito em torno dela.
“Eu não ‘sofro’ de vitiligo, eu não sou uma ‘modelo com vitiligo’. Eu sou Winnie, eu sou uma modelo, e, por acaso, eu tenho vitiligo. Parem de colocar esses títulos em mim ou em qualquer outra pessoa. Eu não estou sofrendo!", desabafou ela em uma entrevista no ano passado.
O vitiligo é uma doença que causa a perda gradativa da pigmentação, gerando manchas pelo corpo. Mas o mais importante: não é contagiosa.
Nesta terça-feira (25), Dia Mundial do Vitiligo, criado para conscientização, Donna resgatou cinco momentos em que a top roubou a cena em sua carreira na moda, inclusive fazendo história em alguns desfiles! Que essa beleza e atitude sejam fontes de inspiração!
Fazendo história no casting da Victoria's Secret
Talvez seja difícil acreditar, mas Winnie foi a primeira modelo com vitiligo na história a participar do desfile anual da Victoria's Secret. Sabe quando foi isso? Em novembro do ano passado.
"Estar nesse desfile foi uma experiência insana, saber que garotinhas sonhando com a Victoria's Secret assistiram e se viram representadas por mim. Mas ainda temos trabalho a fazer em nossa sociedade pela aceitação e representação completas! Não podemos nos arriscar a dar um passo à frente e dois passos para trás. Vamos apoiar uns aos outros, capacitar uns aos outros e deixar o mundo saber", escreveu Winnie em um post no Instagram após o show.
Veja outros momentos em que ela reinou:
Na capa da Vogue
A top estrelou a capa da edição de junho da Vogue Arabia ao lado de Shahad Salman, modelo que também tem vitiligo.
"Antes eu não me sentia bem comigo mesma e não gostava da minha aparência. Winnie me deu confiança para lutar", disse Shahad.
No red carpet de Cannes
Atraindo todos os cliques!
Em um ensaio de biquíni
Winnie também fez história ao estampar as páginas da edição de moda praia da Sports Illustrated, neste ano.
"Poder usar meus cachos de cabelo naturais e trabalhar com uma fotógrafa negra pela primeira vez. Eu me senti no topo do mundo!", disse a modelo sobre o shooting.
Ela foi comparada a Naomi Campbell por Karl Lagerfeld
Em 19 de fevereiro deste ano, ao escrever um post lamentando a morte do diretor criativo da Chanel, Karl Lagerfeld, Winnie lembrou de um marco em sua carreira: quando o kaiser comparou o seu jeito de andar ao da top Naomi Campbell.
Você me disse que sabia quem eu era e que a graça com a qual eu andei lembrou você de uma jovem Naomi Campbell. Wow ... essas palavras vão tocar na minha cabeça para sempre! Estou feliz por saber o que você achou de mim. Você faz muita falta", escreveu.
Quem é Winnie Harlow
A canadense Chantelle Brown-Young, mais conhecida como Winnie Harlow, vem conquistando o mundo da moda ao quebrar padrões estéticos.
Aos 24 anos (ela completa 25 no dia 27 de julho), Winnie conta que o sucesso que desfruta hoje não veio fácil. Aos quatro anos de idade, ela foi diagnosticada com vitiligo. Em entrevistas, Winnie revelou que já sofreu muito preconceito e ouviu apelidos maldosos por conta de sua pele. Na escola, sofreu bullying dos colegas.
Winnie contou ainda que nunca havia pensado em ser modelo, principalmente porque não havia nenhuma mulher nas revistas e comerciais parecida com ela. “Durante muito tempo achei que era a única pessoa na terra com vitiligo”, afirmou.
Em 2014, ela foi descoberta no reality show America's Next Top Model. Ela foi uma das finalistas do programa, mas não venceu a temporada. Desde então, tem se destacado cada vez mais em campanhas e desfiles.