O que é?
O vitiligo é uma desordem na pigmentação da pele que provoca manchas brancas em várias partes do corpo.
Quais as causas?
Não são comprovadas. A hipótese mais aceita é de que se trata de uma doença autoimune – quando o corpo se volta contra ele mesmo. Por motivos ainda desconhecidos, ocorre a inativação ou a diminuição das funções dos melanócitos, células que produzem a proteína de pigmentação da pele, a melanina.
Quais as áreas mais afetadas?
- Rosto
- Dorso das mãos
- Pés
- Mamilos
- Axilas
- Joelhos
- Tornozelos
Fatores de risco
- Histórico familiar
- Exposição a toxinas em excesso
- Estresse
É contagiosa?
Não. A doença não pode ser repassada de pessoa para pessoa.
Como é o tratamento?
Existem várias opções de pomadas ou medicamentos. Procedimentos com feixes de luz, a chamada fototerapia, também são muito utilizados. Todos têm um objetivo comum: reativar os melanócitos.
Diminui com o tempo?
Varia de pessoa para pessoa. O vitiligo pode melhorar ou estagnar com o tempo, mas o que geralmente acontece é um aumento do número de manchas, caso o tratamento não seja respeitado.
Há cura?
Como as causas ainda são desconhecidas, não existe nenhum tratamento curativo. Existem pessoas que respondem bem aos procedimentos e diminuem a quantidade de manchas, mas a condição muda em cada indivíduo.
Quais os cuidados?
Por deixar a região sensível, deve-se tomar evitar a exposição ao sol, principalmente entre 10h e 16h. Filtro solar, óculos escuros e chapéu são itens indispensáveis para a proteção.