Ainda faltam alguns meses para as férias, mas planejar a tão esperada viagem em família com antecedência vai te poupar de problemas. A Disney agrada não só os pequenos, mas muitos pais! Porém, é necessário se organizar para que o plano dê certo.
A consultora Letícia Puig, da empresa Disney na Caixa, preparou uma cartilha com as principais recomendações para quem quer conhecer esse famoso destino.
Quando ir?
Os meses de janeiro, junho, julho e dezembro são os preferidos dos visitantes brasileiros. Dezembro e janeiro por serem as nossas férias mais longas. E junho e julho por ser época de verão nos Estados Unidos. Para quem pode viajar fora do período tradicional de férias, setembro e outubro são ótimos, com parques mais vazios e temperaturas mais amenas.
Quanto tempo ficar?
Uma viagem ideal entre 12 e 15 dias (contando os dias de deslocamento), para que a família possa aproveitar sem correria os parques e atrações da cidade de Orlando. Dez noites é um bom tempo.
É preciso contratar seguro-viagem?
Mesmo não sendo obrigatório, contratar esse serviço pode garantir que imprevistos não estraguem sua viagem. O atendimento médico nos Estados Unidos é igual para americanos e turistas – não há sistema público de saúde e todos pagam pelas consultas de forma privada. Segundo o site The Kaiser Family Foundation, uma diária hospitalar pode passar de US$ 3.000, dependendo do Estado. E esse é um dos motivos que faz o seguro-viagem ser tão importante. A dica é analisar com calma todos itens que cada cobertura oferece, dando uma atenção especial para as coberturas relacionadas às despesas médicas.
Como agilizar a entrada nos EUA
Ao desembarcar nos Estados Unidos, é obrigatório passar pela imigração. Os agentes verificarão os passaportes e os vistos dos visitantes. Se solicitado, os passageiros devem informar o motivo da viagem e mostrar as passagens de volta ao Brasil, reservas de hotel, mostrar o valor em dólar que tem consigo e se possui ou não cartão de crédito. O importante é permanecer calmo e responder tranquilamente às perguntas. Se você quiser, é possível pedir ajuda de um funcionário que fale espanhol ou português.
Não há mais entrega de formulários no avião. O sistema americano de imigração está mudando e agora tudo é feito após o desembarque, em totens – em Orlando eles ainda não estão funcionando por completo, então o atendimento pode ser feito numa cabine com o agente de imigração. Caso você seja direcionado para os totens, as perguntas serão respondidas diretamente nele e suas respostas transferidas para o seu perfil dentro do sistema americano. É possível escolher o idioma que serão respondidas as perguntas.
Um membro da família deverá preencher o formulário no totem e seguir as etapas informadas: scanner do passaporte (página com a foto), preenchimento dos dados e inclusão dos outros membros da família que estão viajando junto. Lembrando que membros da família, para esse caso específico, são: pai, mãe e filhos. Qualquer outra pessoa deverá fazer o acesso ao totem separadamente. Há um fiscal de prontidão para ajudar em caso de dúvidas.
Quais as últimas novidades dos parques?
Nos últimos anos os parques de Orlando vem passando por transformações anuais. Desde 2015, com a inauguração da montanha-russa dos 7 anões (a Seven Dwarf Mine Train), a Disney vem num processo de expansão e revitalização dos seus parques e hotéis que seguirá até 2021, quando será comemorado os 50 anos do Magic Kingdom – e consequentemente os 50 anos da abertura do Walt Disney World.
Para este ano, a Disney vai inaugurar duas áreas temáticas dedicadas à franquia Star Wars. A Star Wars: Galaxy's Edge será inaugurada no dia 31/05 na Disneyland (Califórnia) e no dia 29/08 no parque Hollywood Studios (Orlando).
A Universal não ficou para trás em suas ampliações. No dia 13 de junho, uma nova montanha-russa será inaugurada no parque Island of Adventure. A Hagrid's Magical Creatures Motorbike Adventure vai operar na área dedicada ao personagem Harry Potter. Ainda serão inaugurados mais 4 mil quartos dentro do complexo Universal em mais dois hotéis até 2020.
Vanessa Martini é mãe do Theo e jornalista. Tem um blog, o Mãezinha Vai Com As Outras, onde divida a rotina e os aprendizados da maternidade. Escreve semanalmente sobre o assunto emrevistadonna.com.