
Para as companhias aéreas, tempo no chão é dinheiro. Em matéria de finanças, avião só dá lucro no ar, transportando passageiros pagantes – o que é um incentivo e tanto para acelerar o embarque e o desembarque e agilizar a rotatividade.
É por isso que essas empresas não param de ajustar esses procedimentos: a United Airlines, por exemplo, reformulou seu processo de embarque no fim do ano passado para desestimular os passageiros a fazerem fila e atravancarem o espaço; em janeiro, a Delta Air Lines, que tinha seis grupos determinando a ordem de embarque, passou para oito; a Southwest Airlines está testando o embarque e o desembarque pela porta dianteira e traseira nos aeroportos cujo clima permite o procedimento.
A hierarquia de embarque não era tão importante até mais ou menos uns dez anos, quando começou a cobrança pelas malas despachadas. Com isso, cresceu a propensão de viajar só com a bagagem de mão – e se acirrou a guerra pelos compartimentos sobre os assentos.
A hierarquia de embarque não era tão importante até mais ou menos uns dez anos, quando começou a cobrança pelas malas despachadas. Com isso, cresceu a propensão de viajar só com a bagagem de mão – e se acirrou a guerra pelos compartimentos sobre os assentos. O embarque antecipado, que hoje goza do mesmo prestígio que o do viajante frequente e das passagens mais caras, implica evitar a disputa.
"A Southwest garante que, não reservando assentos, pode acelerar o processo de embarque. O problema é que, nas outras companhias, há clientes com status de viajante frequente que esperam esse tipo de tratamento – afinal, passaram mais de dez anos gozando dessa deferência", explica Henry Harteveldt, analista do setor e fundador do Grupo de Pesquisa Atmosphere.
Isso não impede que as empresas continuem mudando o procedimento e tentando evitar ao máximo a formação de filas, como o resumo abaixo sugere.
Alaska Airlines
Ordem de embarque: grupos de A a E, sendo que A e B incluem quem é viajante frequente e os passageiros das classes exclusivas, C é a metade posterior da cabine principal, D é a metade anterior e E é para os assentos "Econômicos", ou seja, os mais baratos, não reembolsáveis e que não permitem reserva.
O que há de novo: o embarque por ordem alfabética foi instituído em 2018; o grupo E foi instaurado no início deste ano, com as passagens de baixo custo.
Pré-embarque: famílias com crianças com menos de dois anos, militares na ativa em serviço, primeira classe.
Como evitar filas: a menos que o passageiro esteja incluído em uma das três categorias do pré-embarque, não há como.
Regras para a bagagem de mão: um item pessoal e uma mala de mão de, no máximo, 56 x 35,5 x 23 cm, são gratuitos. Uma vez lotados os compartimentos acima dos assentos, não se cobra pelas malas que forem despachadas.
American Airlines
Ordem de embarque: grupos de 1 a 9, sendo 1 o pessoal da primeira classe e/ou executiva e militares na ativa em serviço; de 2 a 4, viajantes frequentes; 5 para passageiros que pediram espaço extra; e 9 para os "Econômicos Básicos", ou passagens de preço mais baixo, cujos assentos não podem ser escolhidos com mais de 48 horas de antecedência.
O que há de novo: o esquema de embarque foi atualizado pela última vez em março de 2017.
Pré-embarque: membros do programa ConciergeKey e famílias com crianças com menos de dois anos.
Como evitar filas: quem tiver o cartão de crédito AAdvantage, da própria companhia, pode embarcar com os grupos 4 e 5 (mediante o pagamento de uma taxa anual de US$ 99). É possível também comprar o embarque prioritário por preços que variam entre US$ 9 e US$ 74, só ida.
Regras para a bagagem de mão: um item pessoal e uma mala de mão de até 56 x 35,5 x 23 cm são gratuitos. Uma vez lotados os compartimentos acima dos assentos, não se cobra pelas malas que forem despachadas.
Delta Air Lines
Ordem de embarque: grupos de 1 a 8, classificados por cor, que vão do roxo, para o status mais elevado do viajante frequente, ao azul-marinho do Econômico Básico, passagem cujo preço é o mais baixo possível e que oferece a possibilidade de escolha do assento só no check-in.
O que há de novo: o sistema de cores foi adotado em janeiro deste ano e expandido para oito grupos (eram seis).
Pré-embarque: Clientes que precisam de mais tempo e militares na ativa.
Como evitar filas: quem tiver o cartão Delta SkyMiles American Express tem prioridade de embarque com o primeiro grupo da cabine principal, que é o quinto (taxa anual de US$ 95).
Regras para a bagagem de mão: um item pessoal e uma mala de mão de até 56 x 35,5 x 23 cm são gratuitos. Uma vez lotados os compartimentos acima dos assentos, não se cobra pelas malas que forem despachadas.
Frontier Airlines
Ordem de embarque: zonas 1 a 4, sendo da 1 os passageiros que pagaram pela mala de mão. A ordem de entrada das zonas de 2 a 4 é da traseira para a parte frontal do avião.
O que há de novo: não há novidades.
Pré-embarque: qualquer pessoa que precise de cadeira de rodas ou necessita de outro tipo de assistência; menores desacompanhados.
Como evitar filas: os passageiros que adquiriram pacotes de mordomias conhecidos como as Obras ou os Benefícios têm prioridade de embarque e despacho gratuito de bagagem. Quem paga pela mala de mão embarca na zona 1. Famílias com crianças menores de três anos embarcam depois da zona 1, mas antes da zona 2. Quem tem o Frontier Airlines World Mastercard embarca na zona 2 (taxa anual de US$ 79).
Regras para a bagagem de mão: um item pessoal é de graça. A mala de mão não pode ultrapassar as medidas 56 x 35,5 x 23 cm e custa US$ 35 na reserva e até US$ 60 no portão.
JetBlue Airways
Ordem de embarque: grupos de A a E, sendo A os que compraram o assento "Even More Space", com espaço extra. Os grupos de B a E incluem os passageiros em diferentes áreas do avião para evitar congestionamentos.
O que há de novo: em novembro, a JetBlue introduziu o autoembarque biométrico, com tecnologia de reconhecimento facial nos voos internacionais saindo do JFK, em Nova York, e do Reagan, em Washington.
Pré-embarque: deficientes, passageiros da Mint (classes exclusivas) e Mosaic (viajantes frequentes).
Como evitar filas: para fazer parte do grupo A basta comprar a poltrona "Even More Space", que oferece mais espaço e cujos preços variam – recentemente estava a US$ 100 só ida e US$ 300 ida e volta de Nova York a San Francisco. Passageiros que viajam com crianças pequenas em carrinhos e cestos e militares na ativa embarcam entre os grupos A e B.
Regras para a bagagem de mão: um item pessoal e uma mala de mão de até 56 x 35,5 x 23 cm são gratuitos.
Southwest Airlines
Ordem de embarque: assentos livres para os grupos de A a C, cada um com embarque de 1 a 60. Os passageiros seguem a ordem numérica (de acordo com a ordem de check-in, salvo algumas exceções das classes exclusivas) do grupo alfabético a que pertencem.
O que há de novo: em quatro aeroportos da Califórnia – Burbank, Long Beach, Sacramento e San Jose –, a Southwest está fazendo um experimento para acelerar o embarque e o desembarque usando simultaneamente as entradas pela ponte e pelas portas traseiras, que exigem o uso de escadas.
Pré-embarque: passageiros com necessidades especiais (deficientes) que precisam de assistência ou usam algum equipamento auxiliar.
Como evitar filas: a passagem Business Select, com valores variáveis – podendo chegar ao dobro da mais barata, não reembolsável –, garante o embarque entre A1 e A15. Os outros podem pagar de US$ 30 a US$ 50 a mais, só ida, por uma posição entre A1 e A15. Pagar de US$ 15 a US$ 25, só ida, para mudar o status de embarque 36 horas antes do voo não garante status exclusivo, mas agiliza o processo. Crianças de até seis anos com o responsável podem embarcar antes do grupo B.
Regras para a bagagem de mão: um item pessoal e uma mala de mão de até 56 x 35,5 x 23 cm são gratuitos.
Spirit Airlines
Ordem de embarque: zonas de 1 a 4, sendo que a primazia é de quem comprou o direito de levar bagagem de mão; a zona 3 é para quem senta na traseira e a 4, na parte da frente.
O que há de novo: não há novidades.
Pré-embarque: passageiros com deficiência e quem viaja com crianças menores de dois anos.
Como evitar filas: militares na ativa embarcam com a zona 2, como também o passageiro que compra o Shortcut Boarding por US$ 10, só ida, e quem possui o Spirit Airlines World Mastercard (taxa anual de US$ 59).
Regras para a bagagem de mão: o passageiro tem direito a apenas um item pessoal. A taxa para a mala de mão depende da rota, mas até recentemente estava em US$ 27 no ato da reeserva e US$ 65 no portão do voo entre Chicago e Las Vegas.
United Airlines
Ordem de embarque: grupos de 1 a 5, que se organizam em duas filas, sendo o 1 na azul e todos os outros na verde.
O que há de novo: a aérea mudou o sistema de embarque em setembro de 2018, passando de cinco filas para duas para aliviar o congestionamento, e redefiniu os grupos para torná-los mais equilibrados.
Pré-embarque: clientes do programa MileagePlus Premiere 1K, que é o status mais alto do programa de milhagem; famílias com crianças até dois anos; deficientes; e militares na ativa.
Como evitar filas: quem tem o United Explorer MileagePlus embarca com o grupo 2 (taxa anual de US$ 95).
Regras para a bagagem de mão: um item pessoal e uma mala de mão de até 56 x 35,5 x 23 cm para a maioria dos passageiros. Uma vez lotados os compartimentos acima dos assentos, não se cobra pelas malas que forem despachadas. A passagem Basic Economy dá direito a um item pessoal, mas exige pagamento integral da mala de mão.
Por Elaine Glusac