Cartunista Mauren Veras. Foto: Mateus Bruxel / Agência RBS
Elvis tem três anos e não aceita fazer o “número dois” no banheiro dos adultos. O xixi até vai, mas, com o cocô, é uma novela. A experiência acabou inspirando uma história criativa que viralizou nas redes sociais.
Pelas mãos da mãe do menino, a cartunista Mauren Veras, a versão digital de O Cocô Amigo nasceu para abordar a hora de tirar a fralda com bom humor. O sucesso foi tanto que, agora, a obra pode ser lançada em versão impressa por meio de financiamento coletivo – as doações podem ser feitas até 20 de agosto.
Em fevereiro, Mauren conseguiu uma brecha na agenda profissional e maternal – ela também é mãe de Ramona, de 10 meses – para dar vida à história narrada pelo cocô que quer sair da barriga das crianças. O post no Instagram e em grupos do Facebook começou a ser compartilhado, repostado por outros perfis e gerou mais de 60 mil interações. Jornais, revistas e blogs sobre maternidade falaram sobre o livro – e até a Sociedade Brasileira de Pediatria citou a obra em seu site.
A partir daí, pais e mães passaram a entrar em contato com Mauren para contar suas próprias experiências e relatar como a história estava ajudando no processo de tirar a fralda de seus filhos.
– Foi a coisa mais legal de toda a função. As mães ficaram muito agradecidas, já que essa fase de desfralde é meio chata. Recebi mensagens no meu Instagram e vi muitos relatos nos comentários dos posts. Tinha gente de Brasília, Goiás e Paraíba comentando. Psicopedagogas usaram o material, pessoas criaram músicas, fizeram vídeos – explica Mauren, que também é jornalista, colunista da Revista Donna e mantém o site Tiras da Mau desde 2006.
Uma boa parcela do público manifestou interesse em obter o livro físico, o que levou a cartunista a cogitar a hipótese de publicá-lo – seria a primeira publicação da carreira de Mauren, conhecida por tratar do universo feminino em suas tirinhas. Com auxílio da Skoobooks, que conheceu o projeto pelas redes sociais e presta mentoria para autores, a artista decidiu por apostar no crowdfunding.
– Falo muito do que eu vivo. Hoje, é a maternidade. O Cocô Amigo é um estímulo, uma forma lúdica de abordar o tema com a criança. Muitas crianças precisavam de um empurrãozinho. No caso do Elvis, ele ainda não está com a cabeça pronta. Tento estimular, conversar, mas sem forçar. É preciso respeitar quando a criança não está pronta – opina a cartunista.
O projeto recebe doações a partir de R$ 20 e quem ajudar, pode ganhar recompensas como adesivos e desenhos exclusivos.
Leia mais:
O Cocô Amigo
• Doações a partir de R$ 20.
• Recompensas: além do livro, nome na página de agradecimentos, adesivos, desenhos exclusivos e boneco de feltro feito por Ariadny Amaral, entre outros.
• Ajuda no link catarse.me/ococoamigo