Passados os 40 dias de "resguardo" após a chegada do bebê, os casais começam a retomar a vida sexual e é nessa hora que é necessário decidir qual o método contraceptivo que será usado. Conversando com Dr. Carlos, que é meu obstetra, optei pelo DIU sem hormônio. De efeitos colaterais apenas uma pequena cólica no dia que coloquei e aumento do fluxo menstrual. Mas estou bem feliz pela escolha e recomendo. Como cada organismo reage de uma maneira diferente, convém procurar o seu médico que lhe indicará a melhor opção.
Amamentação exclusiva
Também conhecida como método natural. A mulher que alimenta seu bebê EXCLUSIVAMENTE com leite materno não precisa se preocupar com uma nova gestação pois durante esse período ela não ovula.
Preservativo
A camisinha é um ótimo método, porque impede a chegada dos espermatozoides. Não tem efeitos colaterais e ainda evita doenças sexualmente transmissíveis.
:: Ginecologista tira dúvidas sobre o uso de anticoncepcional:: 5 erros que as mulheres cometem ao tomar contraceptivos
DIU
Excelente método para a paciente que já engravidou e não tem nada a ver com a amamentação (quando falamos dos sem hormônios) por ser um mais definitivo e por permitir que a mulher siga amamentando até quando quiser.
Sem hormônio: funciona apenas como barreira. Normalmente são revestidos de fios de cobre.
Com hormônio: funciona como barreira e ainda libera doses pequenas de progesterona, funcionando mais ou menos como a pílula de uso contínuo, mas com menos efeitos colaterais porque a ação do hormônio é local, no útero. É vendido sob o nome Mirena.
Outras colunas Mãezinha Vai com as Outras
Progesterona
A mãe recebe a progesterona (entendendo-a como a pílula da gravidez) e fica bloqueada em termos de ovulação e vai poder continuar amamentando. Existem pílulas só com progesterona no mercado e ela vai usar isso até parar de amamentar e, a partir daí, poderá retornar ao anticoncepcional normal.
Para eles!
* Fonte: Clínica Dr. Carlos Isaia Filho
Vanessa Martini é mãe do Theo e jornalista. Tem um blog, o Mãezinha Vai Com As Outras, onde divida a rotina e os aprendizados da maternidade. Escreve semanalmente sobre o assunto em revistadonna.com.