O empresário egípcio Mohamed Al Fayed, pai do último namorado da princesa Diana, faleceu aos 94 anos, conforme informou a família em comunicado nesta sexta-feira (1º).
"A senhora Mohamed Al Fayed, seus filhos e netos desejam confirmar que seu amado esposo, pai e avô, Mohamed, faleceu pacificamente de velhice na quarta-feira, 30 de agosto de 2023", disseram os familiares em comunicado divulgado pelo clube de futebol Fulham FC, que pertenceu ao empresário.
Al Fayed morreu no dia anterior ao aniversário da morte do seu filho, Dodi, ao lado da princesa Diana em um acidente de carro em Paris, em 31 de agosto de 1997.
Após a morte do casal, que causou comoção ao redor do mundo, Mohamed Al Fayed afirmou diversas vezes que eles teriam sido assassinados como parte de uma conspiração do governo britânico. Ele acusou até mesmo a rainha Elizabeth II e o seu marido, o príncipe Philip, de terem ordenado o acidente de carro.
O empresário egípcio chegou ao Reino Unido no início dos anos 1960 e tornou-se proprietário das famosas lojas de departamento londrinas Harrods. Também comprou o Hotel Ritz de Paris e foi proprietário do clube de futebol Fulham FC de 1997 a 2013.
Mohamed Al Fayed, nascido em 27 de janeiro de 1929 em um subúrbio de Alexandria, passou a maior parte da sua vida no Reino Unido, mas, para sua grande frustração, teve negada a cidadania britânica diversas vezes.