O ator Kevin Spacey, 63 anos, prestou depoimento em Londres, na Inglaterra, nesta quinta-feira (13), em julgamento no qual é réu por 12 agressões sexuais a quatro homens, cometidas entre 2001 e 2013. Durante sua fala, o artista pareceu quase engasgar ao relembrar a amizade "íntima" e "um tanto sexual" que mantinha com um dos autores do processo. E afirmou ter ficado "arrasado" quando soube das acusações.
— Nunca pensei que o homem que eu conhecia iria, 20 anos depois, me apunhalar pelas costas — declarou ele, que nega "veementemente" as acusações.
Spacey falou com uma voz calma e um comportamento, por vezes, bem-humorado, humilde e autodepreciativo. Ele se disse inocente.
Acusações
Quatro homens acusam o ator de agredi-los sexualmente, descrevendo encontros perturbadores que teriam passado de toques indesejados a agressões na virilha. Um deles, que definiu Spacey como "vil predador sexual", afirmou ter desmaiado ou adormecido no apartamento do artista em Londres, sendo acordado pelo réu abusando sexualmente dele.
A promotora Christine Agnew descreveu o astro como "valentão sexual" que "se delicia em fazer os outros se sentirem impotentes e desconfortáveis".
Um de seus acusadores apontou que, em várias ocasiões ao longo dos anos, teria sido tocado por ele na parte interna de sua coxa, nádegas e virilha de maneiras indesejadas que o teriam deixado desconfortável. O homem acrescentou que dirigia no momento do ato e que sua virilha teria sido agarrada com tanta violência que quase perdeu o controle do veículo na estrada.
A suposta vítima disse à polícia que teria alertado Spacey para nunca mais fazer isso e ameaçado denunciá-lo.
Defesa
— Isso nunca aconteceu — testemunhou Spacey. — Não estava em uma missão suicida em nenhum desses anos.
Ele descreveu o relacionamento de maneira diferente, parecendo melancólico ao olhar para uma foto que o homem lhe enviou. O ator ainda relatou que o acusador era "engraçado, charmoso" e relembrou o tempo de paquera que teriam passado juntos, dizendo que provavelmente assumiu a liderança no contato físico:
— Sou um grande paquerador.
Segundo o artista, lentamente, os dois homens começaram a se tocar, mas o receio do suposto parceiro o teria feito recuar.
— Ele disse coisas como: "Isso é novo para mim", então, acho que ele pode ter ficado surpreso com sua reação. A única coisa que ele deixou claro foi que não queria ir além do que estávamos indo e respeitei isso — afirmou.
Se condenado, ele pode enfrentar uma pena de prisão que acabaria com suas esperanças de um retorno à atuação. Em entrevista à revista alemã Zeit, Spacey, que tem residências na Inglaterra e nos Estados Unidos, garantiu estar confiante sobre uma possível vitória:
— Existem pessoas agora que estão prontas para me contratar no momento em que eu for inocentado dessas acusações em Londres.