O ator Bruno Gagliasso trouxe à tona novamente o fato de sua esposa, Giovanna Ewbank, ser demissexual, conceito que define pessoas que só se sentem atraídas sexualmente por alguém com quem tenham envolvimento emocional ou afetivo. A declaração da apresentadora, em setembro do ano passado, foi feita em episódio do podcast Quem Pode, Pod, que ela comanda ao lado de Fernanda Paes Leme.
Em entrevista ao jornal O Globo nesta segunda-feira (16), o artista relembrou o caso e contou que recebeu a notícia junto com o público.
— Nem eu sabia, soube pelo programa que ela era demissexual. Ri horrores. Liguei para ela: "Quer dizer que você é demissexual?" — brincou o ator.
Gagliasso ainda afirmou que não se incomodou com a situação.
— Não tenho vergonha nenhuma da família que tenho, de quem eu sou. Achei divertido (quando ela fez a declaração), achei engraçado. Lá (no o podcast Quem Pode, Pod) é um lugar de muitas revelações. Todo mundo faz. Elas se colocam nesse lugar, então, os convidados ficam a vontade para fazer também — salientou.
O que é demissexual
Como explicou a psicóloga e terapeuta de casal Tatiana Spalding Perez para GZH à época, esse conceito é utilizado para se referir a pessoas que só se sentem atraídas sexualmente por alguém com quem tenham envolvimento emocional ou afetivo.
— Elas relatam não sentir atração sexual por alguém sem conhecer antes, sem ter uma troca ou uma proximidade maior — afirma.
Além disso, segundo a psicóloga, demissexuais não conseguem ter a experiência de "sexo casual".
— Muitos falam: "Ah, às vezes é só sexo, nem sempre precisa de uma conexão, um contato afetivo". E pessoas que se autointitulam demissexuais entendem que não, não é possível um sexo casual, só pelo sexo, corporal. Porque elas não conseguem se sentir atraídas sexualmente por outras pessoas sem um contato afetivo. Para os demissexuais, é necessário esse contato emocional para ter tesão.