A atriz e apresentadora Giovanna Ewbank afirmou ser demissexual em episódio recente do podcast Quem Pode, Pod, que comanda ao lado de Fernanda Paes Leme. Na conversa, relatou que, durante a vida, só teve relações sexuais com quatro pessoas antes do marido (o ator Bruno Gagliasso, com quem é casada há 12 anos) e explicou que só consegue fazer sexo com quem tem algum tipo de envolvimento emocional.
— Tem que ter sentimento para transar com a pessoa — explicou ela. — Meu sonho era sair transando, curtindo e... Aqui e ali e nossa! Foi ruim, foi bom. Não tenho muitas referências.
Essa característica fez com que Giovanna ouvisse conselhos sobre "curtir mais" da própria mãe.
— Minha mãe dizia: "Filha, você tem que curtir, você tem que sair" — disse Giovanna ao influenciador Alvaro, convidado do podcast. — Mas a gente é demissexual.
Como explica a psicóloga e terapeuta de casal Tatiana Spalding Perez, esse conceito é utilizado para se referir a pessoas que só se sentem atraídas sexualmente por alguém com quem tenham envolvimento emocional ou afetivo.
— Elas relatam não sentir atração sexual por alguém sem conhecer antes, sem ter uma troca ou uma proximidade maior — afirma.
Além disso, segundo a psicóloga, demissexuais não conseguem ter a experiência de "sexo casual".
— Muitos falam: "Ah, às vezes é só sexo, nem sempre precisa de uma conexão, um contato afetivo". E pessoas que se autointitulam demissexuais entendem que não, não é possível um sexo casual, só pelo sexo, corporal. Porque elas não conseguem se sentir atraídas sexualmente por outras pessoas sem um contato afetivo. Para os demissexuais, é necessário esse contato emocional para ter tesão.