A notícia de que a rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos, marcando o fim de um reinado de sete décadas no Reino Unido, traz à tona o tema da sucessão ao trono britânico. Filho mais velho da monarca, príncipe Charles, 73, é quem deve assumir a coroa. Na sequência está o príncipe William, 40, filho mais velho de Charles com a princesa Diana.
As posições seguintes pertencem aos filhos do duque de Cambridge e da esposa, Kate Middleton. No terceiro posto está George, nove anos, seguido dos irmãos Charlotte, sete, e Louis, quatro.
Príncipe Harry, filho mais novo de Charles e Diana e irmão de William, ocupa a sexta oposição. Mesmo tendo abdicado de seus deveres enquanto integrante da família real, o caçula segue mantendo seu lugar na linha. Seus filhos com a ex-atriz norte-americana Meghan Markle também estão presentes: Archie, três anos, e Lilibet Diana, um, ocupam, respectivamente, o sétimo e o oitavo lugar.
Em seguida, na nona posição, está o príncipe Andrew, segundo filho da rainha, que, durante muitos anos, inclusive, foi considerado o filho favorito de Elizabeth II. Porém, o duque de York, de 62 anos, esteve envolvido em polêmicas após ser acusado de abuso sexual por Virginia Giuffre, que afirma ter sido agredida pelo príncipe quando era uma adolescente. Em fevereiro de 2022, eles chegaram a um acordo extrajudicial que garantiu uma doação substancial de dinheiro a uma instituição comandada por Virginia, em prol de vítimas de tráfico sexual.
Depois de Andrew, a lista ainda inclui suas filhas com Sarah Ferguson (sua ex-esposa), as princesas Beatrice, de 34 anos, e Eugenie, de 32 anos. Beatrice ocupa a décima posição, enquanto sua irmã com a 12ª. A décima primeira posição pertence a Sienna, que nasceu em setembro do ano passado, filha de Beatrice e do empresário Edoardo Mapelli Mozzi.
Ser menino ou menina não faz mais diferença na linha de sucessão. Em 2013, a monarquia britânica fez alterações nas leis para acabar com a famosa regra da "primogenitura masculina", que coloca os homens antes das mulheres. Pela regra antiga, de 1.701, uma menina não ocuparia o trono caso tivesse um irmão menino mais novo.
Confira como está a linha de sucessão ao trono:
1. Príncipe Charles, filho mais velho da rainha (nascido em 1948);
2. Príncipe William, neto da rainha, primogênito do príncipe Charles e duque de Cambridge (nascido em 1982);
3. Príncipe George, neto do príncipe Charles, primogênito do príncipe William (nascido em 2013);
4. Princesa Charlotte, neta do príncipe Charles, segunda filha do príncipe William (nascida em 2015);
5. Príncipe Louis, neto do príncipe Charles, terceiro filho do príncipe William (nascido em 2018);
6. Príncipe Harry, neto da rainha, segundo filho do príncipe Charles e irmão do príncipe William (nascido em 1984);
7. Archie Mountbatten-Windsor, primogênito do príncipe Harry e sobrinho do príncipe William (nascido em 2019)
8. Lilibet Diana Mountbatten-Windsor, neta do príncipe Charles, filha do príncipe Harry e sobrinha do príncipe William (nascida em 2021)
9. Príncipe Andrew, segundo filho da rainha, irmão do príncipe Charles, tio de William e Harry e duque de York (nascido em 1960);
10. Princesa Beatrice de York, neta da rainha, primeira filha de Andrew (nascida em 1988);
11. Sienna Elizabeth Mapelli Mozzi, bisneta da rainha, filha de Beatrice (nascida em 2021);
12. Princesa Eugenie de York, neta da rainha, segunda filha de Andrew (nascida em 1990);
Saiba mais sobre a família real britânica: