A rainha Elizabeth II, de 96 anos, chegou nesta segunda-feira (27) à Escócia para participar de uma semana de atividades da realeza com membros de sua família.
Sua viagem para Holyrood, em Edimburgo, foi divulgada apenas no último minuto, por conta de seus problemas de mobilidade.
Sorridente e apoiando-se em uma bengala, a monarca vestiu um traje azul claro para comparecer ao palácio de Holyrood e participar da cerimônia na qual ela recebe tradicionalmente as chaves da cidade e é recebida na Escócia. A rainha estava acompanhada de seu filho Edward e da esposa dele, Sophie.
Sua última aparição pública havia sido em 22 junho, quando se reuniu no Castelo de Windsor, onde vive atualmente, com a governadora de Nova Gales do Sul, na Austrália.
No início de junho, os britânicos também celebraram, durante quatro dias, os 70 anos de reinado de Elizabeth II, que realizou três aparições na varanda do Palácio de Buckingham.
Na ocasião do jubileu de platina, Elizabeth II, a monarca mais antiga da história britânica, reafirmou sua intenção de seguir servindo seus súditos "com o melhor de suas habilidades, apoiada por sua família".
Tem se tornado cada vez mais comum a representação da rainha pelo príncipe Charles, 73 anos, herdeiro da coroa, que também participará de vários compromissos desta semana na Escócia.