Acabaram, neste domingo (5), as festas em homenagem ao Jubileu de Platina de Elizabeth II. O evento de quatro dias celebrou os 70 anos de reinado da monarca de 96 anos, o mais longevo da Inglaterra. Entre desfiles, shows e missas, a família real britânica marcou presença em aparições públicas para comemorar a data ao lado da população. Confira abaixo alguns dos principais momentos que chamaram atenção da mídia nos últimos dias:
Louis roubando a cena
A festa de quinta-feira (2), em Londres, abriu oficialmente as grandes celebrações. Mas quem roubou a cena na aparição da família real na varanda do Palácio de Buckingham foi o pequeno príncipe Louis, filho mais novo do príncipe William com a esposa, Kate Middleton.
Nas fotos, o menino de quatro anos apareceu tapando os ouvidos, provavelmente incomodado com o barulho de um sobrevoo especial que ocorreu após o desfile tradicional chamado de Trooping the Colour. O espetáculo de exibição aérea formou o número 70 no céu e deixou um rastro com as cores da bandeira britânica (azul, branco e vermelho).
Louis é o quinto na linha de sucessão ao trono britânico — depois do avô, príncipe Charles, do pai, do irmão mais velho, George, de oito anos, e da irmã, Charlotte, de seis.
Brincos de Diana
A duquesa de Cambridge chamou atenção em sua aparição pelas ruas de Londres durante o Trooping the Colour, evento da guarda britânica na quinta-feira (2), com um par de brincos em formato de gotas com diamantes e safiras — uma das peças favoritas usadas no passado pela princesa Diana, mãe dos príncipes William e Harry.
Os brincos se tornaram icônicos quando Diana os usou no Baile do Met, em 1996. A joia possui design semelhante ao anel de noivado da princesa Diana, passado para Kate quando se tornou noiva de William, em 2010.
Kate participou do desfile acompanhada de seus três filhos. Todos realizaram a procissão real em uma tradicional carruagem.
Harry e Meghan
O príncipe Harry e a esposa, Meghan Markle, não eram vistos juntos em um evento real desde que se mudaram para os Estados Unidos há dois anos, quando deixaram suas funções oficiais da monarquia e focaram o seu trabalho social na Fundação Archewell, batizada em homenagem ao filho primogênito.
Eles apareceram brevemente na janela de um prédio com vista para o Trooping the Color na quinta-feira (2), mas fizeram uma aparição oficial em uma celebração em homenagem à rainha na Catedral de São Paulo na sexta-feira (3). Enquanto eles subiam os degraus da catedral, a multidão aplaudia, em uma resposta calorosa e espontânea ao casal.
A rainha não compareceu à celebração de Ação de Graças depois de sentir "desconforto" durante o desfile do dia anterior. Ela também cancelou sua visita ao Epsom Derby, corrida de cavalos que neste ano foi integrada às comemorações do Jubileu, no sábado (4).
Aparição surpresa
Após se ausentar de dos eventos de sexta-feira (3) e de sábado (4), a rainha fez uma aparição surpresa no domingo (5) na varanda do Palácio de Buckingham para acenar para a multidão no último dia de comemorações do Jubileu de Platina.
Vestida de verde, a monarca, de 96 anos apareceu acompanhada do filho, Charles, da nora, Camilla Parker-Bowles, do neto William e sua esposa, Kate, e dos bisnetos George, Charlotte e Louis. A multidão comemorou quando a monarca surgiu com um sorriso largo e observou o mar patriótico diante dela.