Após ter suas denúncias de violência obstétrica vazadas na internet no mês passado, a influenciadora digital Shantal decidiu passar um tempo afastada das redes sociais. Já de volta, nesta quarta-feira (5), voltou a falar sobre o trauma em interação com os seguidores no Instagram.
"Vocês estão melhores em relação ao último trauma?", perguntou um deles nos Stories.
"Muito melhor! Cheguei no fundo do poço, vivi o drama todo e agora estou muito forte", afirmou ela em resposta.
Em seguida, Shantal relatou que o marido, Mateus Verdelho, está "mais abalado que ela".
"Mateus está mais abalado do que eu. Ele não consegue ouvir direito sobre o assunto pois ele fica mal, mas eu ressurgi das cinzas e estou forte", ressaltou.
O caso
Em áudio de cerca de cinco minutos enviado a amigas, que depois circulou na internet, Shantal relata que o obstetra Renato Kalil usou palavrões contra ela durante o parto de sua segunda filha, em setembro, e expôs sua intimidade para o marido e para terceiros.
— Quando a gente assistia ao vídeo do parto, ele me xingava o trabalho de parto inteiro. Ele fala "Porra, faz força. Filha da mãe, ela não faz força direito. Viadinha. Que ódio. Não se mexe, porra"... depois que revi tudo, foi horrível — descreve a influencer no áudio vazado.
No vídeo, é possível ver o médico dizendo para Shantal "fazer força" soltando um palavrão, que ela rebate: "Eu estou fazendo. Eu sou a maior interessada nisso".
Segundo a influenciadora, o médico a teria "rasgado com a mão" pois tinha a intenção de provar que ela deveria fazer a episiotomia, um procedimento que consiste em uma incisão no períneo, região entre o ânus e a vagina, para facilitar a passagem do bebê. Vale lembrar que a Cartilha da Violência Obstétrica, feita pela Promotoria Pública de Mato Grosso do Sul neste ano, coloca a realização da episiotomia sem necessidade como uma das formas de violência obstétrica.
Shantal falou que era seu sonho ter um parto normal, por isso ao final do procedimento tinha se sentido feliz.
— Depois que eu vi tudo, foi muito horrível. Quando mostrei o vídeo pra minha mãe e pra minha terapeuta, todo mundo chorou. Foi um show de horrores.
Ela alega ainda que o médico expôs sua intimidade para o pai da criança.
— Ele chamou meu marido e falou: "Olha aqui, toda arrebentada. Vou ter que dar um monte de pontos na perereca dela". Ele falava de um jeito como "olha aí, onde você faz sexo, tá tudo f*****". Ele não tinha que fazer isso. Ele nem sabe se eu tenho tamanha intimidade com meu marido.
O médico Renato Kalil nega as acusações e afirma que "o parto da Sra. Shantal aconteceu sem qualquer intercorrência e foi elogiado por ela em suas redes sociais durante trinta dias após o parto". Ele também disse ao G1 que irá processar Shantal por "ataques à sua reputação".