Em áudio enviado a amigas, a influenciadora Shantal relata que foi vítima de violência obstétrica por parte do médico que fez o parto de sua segunda filha, em setembro. A mensagem foi divulgada na internet, e a veracidade, confirmada por ela, ao G1.
No vazamento de cerca de cinco minutos, a influencer acusa o médico obstetra Renato Kalil de usar palavrões contra ela durante o procedimento.
— Quando a gente assistia ao vídeo do parto, ele me xingava o trabalho de parto inteiro. Ele fala "Porra, faz força. Filha da mãe, ela não faz força direito. Viadinha. Que ódio. Não se mexe, porra"... depois que revi tudo, foi horrível — descreve Shantal no áudio vazado.
Ela diz ainda que o médico expôs sua intimidade para o pai da criança, Mateus Verdelho, durante o parto.
— Ele chamou meu marido e falou: "Olha aqui, toda arrebentada. Vou ter que dar um monte de pontos na perereca dela". Ele falava de um jeito como "olha aí, onde você faz sexo, tá tudo f*****". Ele não tinha que fazer isso. Ele nem sabe se eu tenho tamanha intimidade com meu marido.
Shantal diz ainda que o médico falou da vagina dela para terceiros.
— Ele quebrou o sigilo médico. Descobri que falou da minha vagina para outras pessoas. Tipo "Ficou arregaçada, se não tiver episiotomia, você vai ficar igual" — afirma a moça.
O que dizem as partes
Ao G1, Shantal disse lamentar que uma conversa privada dela tenha ido parar nas redes sociais, no que chama de “assunto delicado e ainda constrangedor”. “Os vídeos e o áudio foram enviados em um momento de troca, desabafo e compartilhamento com suas amigas, a respeito de maternidade e sobre os suas escolhas de obstetras. A intenção era unicamente dividir sua experiência de forma privada e com pessoas mais próximas”, informa o comunicado, que diz ainda que ela tomará providências jurídicas contra o médico.
Neste domingo (12), a influenciadora anunciou em seu perfil do Instagram que irá se afastar das redes sociais "para estar em família". Ela disse que não sejam realizados "ataques a terceiros" pois se "solidariza com as famílias, sempre".
Procurado, o médico Renato Kalil disse que foi surpreendido pela repercussão do caso. “O parto da Sra. Shantal aconteceu sem qualquer intercorrência e foi elogiado por ela em suas redes sociais durante trinta dias após o parto. Surpreendentemente, o Dr. Renato Kalil começou a receber, nos últimos dias, ataques com base em um vídeo editado, com conteúdo retirado de contexto”, declarou a nota.
“A íntegra do vídeo mostra que não há nenhuma irregularidade ou postura inapropriada durante o procedimento. Ataques à sua reputação serão objeto de providências jurídicas, com a análise do vídeo na íntegra. O Dr. Renato Kalil é médico obstetra ginecologista há 36 anos, sendo um dos médicos mais reconhecidos do Brasil. Ao longo de sua carreira, já efetuou mais de 10 mil partos, sem nenhuma reclamação ou incidente", completa a nota.