Uma das supermodelos dos anos 1990, Linda Evangelista usou seu perfil no Instagram para fazer um triste e sincero desabafo. A canadense de 56 anos revelou que está afastada dos holofotes nos últimos cinco anos em razão de um procedimento estético malsucedido. Ela contou que está irreconhecível e desfigurada.
"Hoje dei um grande passo para corrigir um erro que sofri e guardei para mim mesma por mais de cinco anos. Para meus seguidores que se perguntam por que não tenho trabalhado enquanto as carreiras de minhas colegas têm prosperado, a razão é que fui brutalmente desfigurada pelo procedimento CoolSculpting, que fez o oposto do que prometia", escreveu Linda.
Segundo a modelo, o procedimento prometia reduzir as células adiposas, só que, na prática, teve um efeito inverso – a técnica se assemelha à criolipólise, baseada no congelamento de gordura, mas é considerada mais invasiva. Linda relatou, inclusive, que já passou por cirurgias corretivas.
"O procedimento aumentou, ao invés de diminuir, minhas células de gordura, e me deixou permanentemente deformada, mesmo depois de passar por duas cirurgias corretivas dolorosas e malsucedidas. Fiquei, como a mídia descreveu, 'irreconhecível'", explicou a canadense.
A top model contou que desenvolveu hiperplasia adiposa paradoxal (HAP), um risco do procedimento do qual não foi avisada:
"A hiperplasia adiposa paradoxal ou HAP não apenas destruiu meu meio de vida, mas também me colocou num ciclo de profunda depressão, profunda tristeza e tamanha autoaversão", lamentou.
O impacto em sua aparência foi tanto que a modelo revelou que sente vergonha e se tornou reclusa. Foi apenas agora que Linda criou coragem para expor a situação porque se define "muito cansada de viver assim".
"Eu gostaria de sair pela minha porta com a cabeça erguida, apesar de não parecer mais comigo mesma", concluiu Linda.
A publicação já teve milhares de curtidas e centenas de comentários de fãs e famosos. "Linda, sua força e verdadeira essência são para sempre reconhecíveis e icônicas! Bravo!", escreveu a top model Cindy Crawford. Já Alessandra Ambrosio disse: "Você sempre será icônica. Obrigada por compartilhar sua verdade conosco".
Outra supermodelo que se manifestou para dar força a Linda foi Naomi Campbell, que escreveu: "Eu a aplaudo por sua coragem e força para compartilhar sua experiência e não ser mais refém dela. Você sabe que eu te amo. Nós te amamos e estamos aqui para você, sempre do seu lado. Eu não posso imaginar a dor que você passou mentalmente nos últimos cinco anos. Você está livre dela agora. Lembre-se de quem você é, do que conquistou e de todas as vidas que já tocou. Você segue fazendo isso ao compartilhar sua história. Estou orgulhosa de você".