Nesta quinta-feira (1º), dia em que a princesa Diana faria 60 anos, uma estátua encomendada por seus filhos, os príncipes William e Harry, foi instalada no pátio do Palácio de Kensington, em Londres, na Inglaterra. O local é a antiga residência da princesa e a atual de seu primogênito, segundo na linha de sucessão ao trono britânico. O monumento fica no jardim Sunken, que era um dos lugares preferidos de Lady Di no palácio.
A estátua, projetada pelo escultor Ian Rank-Broadley, foi encomendada pelos príncipes em 2017 para marcar o 20º aniversário da morte de sua mãe e para "reconhecer seu impacto positivo". Lady Di morreu um acidente de carro em 1997 - quando William e Harry tinham, respectivamente, apenas 15 e 12 anos.
Quando anunciaram a homenagem, os príncipes disseram esperar que a escultura ajudasse todos que visitarem o Palácio de Kensington a "refletir sobre sua vida e seu legado".
— Nossa mãe tocou tantas vidas — disseram eles, na época.
Os irmãos, que têm tido uma relação conturbada desde que Harry abdicou de suas funções reais e se mudou para os Estados Unidos junto da esposa, Meghan Markle, tiveram que deixar as desavenças de lado para comparecer juntos à cerimônia e prestar as homenagens à mãe.
"Hoje, no que seria o 60º aniversário de nossa mãe, lembramos seu amor, força e caráter - qualidades que a tornaram uma força para o bem em todo o mundo, mudando inúmeras vidas para melhor. Todos os dias, desejamos que ela ainda esteja conosco, e nossa esperança é que esta estátua seja vista para sempre como um símbolo de sua vida e de seu legado. Obrigado a Ian Rank-Broadley, Pip Morrison e suas equipes por seu excelente trabalho, aos amigos e doadores que ajudaram a fazer isso acontecer e a todos aqueles ao redor do mundo que mantêm viva a memória de nossa mãe", escreveram os dois em comunicado publicado pelo perfil oficial dos duques de Cambridge.
Os planos para a cerimônia foram reduzidos por conta da pandemia. Poucos convidados estiveram presentes. Entre eles, estava Charles Spencer, irmão da princesa. O príncipe Charles, com quem Diana se casou há 40 anos e de quem se divorciou em 1996, não participou da cerimônia. Segundo um de seus parentes citado pelo jornal Sunday Times, a ausência foi para não "reabrir velhas feridas".