Um artigo publicado neste domingo (27) pelo jornal Daily Mail afirma que os príncipes William e Harry discutiram após se encontrarem no funeral do avô, o príncipe Philip, que morreu em abril aos 99 anos. A informação é de Robert Lacey, biógrafo da família real que, inclusive, já trabalhou como consultor da série The Crown. Ele também é autor da obra Battle of Brothers: William and Harry - The Friendship and the Feuds ("Batalha dos irmãos: William e Harry - a Amizade e os Feudos"), que detalha peculiaridades da desavença entre os irmãos.
O funeral de Philip foi realizado no dia 17 de abril e marcou o primeiro reencontro entre os filhos de Charles e Diana após Harry ter abdicado de suas funções como membro sênior da monarquia junto da esposa, Meghan Markle. Além disso, semanas antes, os duques de Sussex haviam concedido uma entrevista polêmica para a apresentadora norte-americana Oprah Winfrey. Na conversa, o casal, que mora nos Estados Unidos, fez diversas críticas à família real britânica e chegou a denunciar um caso de racismo envolvendo o primogênito, Archie, de dois aninhos.
Mais de dois meses depois do funeral, Lacey relata que, apesar das expectativas de alguns membros da família real para os dois se resolverem, a situação não saiu como o planejado.
"Alguns pensaram que o evento reuniria os irmãos em guerra em uma atmosfera de reflexão", contou o biógrafo.
No entanto, uma discussão teria começado ainda dentro do castelo momentos depois que os dois chegaram da cerimônia.
"Lá estavam eles, um na garganta do outro tão ferozmente como sempre. A fúria e a raiva entre os dois se tornaram incrivelmente profundas. Muitas coisas duras e dolorosas foram ditas. Não houve reconciliação, e nenhuma reunião fraterna ou ‘mini cúpula’ após o funeral do príncipe Philip em 17 de abril. O conflito entre os dois filhos de Diana, amargamente divididos, não parece provável que termine tão cedo", escreveu.
"Há um plano de paz em ação – vários planos, na verdade. (…) Os amigos lamentam a tragédia que estão testemunhando e frequentemente discutem como curar a rixa – embora com uma crescente sensação de desespero", destacou.
Os irmãos devem se reencontrar novamente na próxima quinta-feira (1º) para a inauguração de uma estátua em homenagem à mãe. Lady Di morreu em agosto de 1997 em um acidente de carro.