O funeral do príncipe Philip ocorreu neste sábado (17), no Castelo de Windsor, antiga moradia da rainha Elizabeth II. O encontro foi exclusivo para familiares e membros da realeza. As restrições em vigor no Reino Unido ditam que apenas 30 pessoas podem comparecer a qualquer funeral.
A rainha Elizabeth II usou máscara durante toda a cerimônia, escondendo suas expressões e se protegendo da covid-19. O príncipe Charles, filho mais velho de Philip, mostrou ser o mais abalado. Ele estava acompanhado de sua esposa, Camilla.
A cerimônia teve a presença do príncipe Harry, que voltou a ver sua família pela primeira vez após se mudar para os Estados Unidos. Ele e sua esposa Meghan Markle renunciaram aos títulos de nobreza. Grávida do segundo filho, ela não foi ao funeral por recomendações médicas.
Outros dois sucessores diretos ao trono participaram da despedida: os príncipes William, filho de Charles, e Andrew, filho da rainha e Philip. Kate Middleton, esposa de William, também esteve na cerimônia.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, não compareceu ao evento para dar lugar para outros membros da família real.
A cerimônia
Com honrarias militares, o funeral do príncipe Philip começou com uma breve procissão fúnebre, acompanhada por membros da família real. O caixão foi transportado até a Capela de São Jorge, em Windsor, no Land Rover especial que o duque de Edimburgo ajudou a projetar por mais de 16 anos.
William e Harry, como antecipado pela imprensa britânica, não caminharam lado a lado no cortejo. Eles estavam separados pelo primo Peter Phillips.
O cortejo teve saudações de honra e toque do sino na torre do castelo. Quando o caixão chegou à capela, foi respeitado um minuto de silêncio em todo o Reino Unido. No local, o caixão foi coberto com o estandarte do duque, uma coroa, seu chapéu naval e sua espada, além de uma coroa de flores.
Houve, então, uma cerimônia religiosa, dividida entre cantos de coral e discursos do reverendo de Windsor e o arcebispo de Canterbury, líder da Igreja Anglicana.
Após, o corpo de Philip foi enterrado em um jazigo na cripta real da Capela de São Jorge. Os restos mortais do duque de Edimburgo permanecerão lá até que a rainha se junte a ele após sua morte. Só então, o casal será sepultado na Capela do Memorial do Rei George VI, pai de Elizabeth II.
Os membros da realeza britânica usaram trajes civis no funeral de Philip para evitar mostrar que príncipes têm direito ao uniforme militar. A decisão teria sido tomada pensando especialmente em Harry, que abandonou seus deveres com a monarquia há um ano e teria enfatizada a perda de seus títulos honorários.