O príncipe Charles não comparecerá à inauguração da estátua da princesa Diana porque o evento pode "ressurgir velhas feridas" e trazer de volta memórias "felizes, tristes e arrependidas", publicou o jornal britânico Daily Mail nesta segunda-feira (28).
Os príncipes William e Harry vão deixar suas desavenças de lado nesta quinta-feira (1º) para inaugurar uma estátua em homenagem à mãe no Palácio de Kensington. A data foi escolhida para marcar o que teria sido o 60º aniversário de Lady Di, que morreu em um acidente de carro em 1997.
A última vez que os irmãos prestaram homenagem ao aniversário de Diana juntos foi em 2017, quando compareceram a um culto privado de "oração e reflexão" em seu túmulo no terreno da Casa Althorp em Northamptonshire, na Inglaterra. Na ocasião, Charles estava em uma visita oficial ao Canadá.
— Ele acha terrivelmente difícil — disse uma fonte próxima ao príncipe ao jornal The Times. — Esses momentos têm o potencial de fazer ressurgirem velhas feridas, e isso traz de volta memórias para ele. Felizes, tristes e arrependidas.
Em seguida, o insider acrescentou:
— Desde a morte de Diana, ele sente que é melhor guardar essas memórias para si e deixar seus filhos com isso.
Outra fonte informou ao jornal The Sun que Charles não estará por perto no dia do evento pois está indo para a Escócia.
Boatos ainda dão conta de que William visitará a estátua de sua mãe com a esposa, Kate Middleton, e os três filhos, o príncipe George, a princesa Charlotte e o príncipe Louis, em um momento privado antes da inauguração oficial. Ainda não se sabe se a duquesa de Cambridge se juntará ao marido no evento. Uma grande caixa preta agora cobre o pedestal onde se acredita que a estátua foi colocada em posição antes da cerimônia.
Harry também deve ver a estátua separadamente, relata o jornal Telegraph, mas está atualmente em isolamento no chalé Frogmore em Windsor, por conta da viagem que fez de sua casa na Califórnia, nos Estados Unidos, onde mora com a esposa, Meghan Markle, e os dois filhos, Archie, de dois anos, e Lilibet, que nasceu este mês, para a Inglaterra.
Os planos para a cerimônia foram reduzidos por conta da pandemia. Haverá poucos convidados e apenas um repórter para fazer a cobertura do evento. Harry e William farão discursos separados e agradecerão ao escultor Ian Rank-Broadley por criar a estátua, que está em andamento desde 2017.