É mais comum do que muita gente imagina. São muitas as mulheres que passaram pela experiência de sofrer um aborto espontâneo. Por mais que o assunto ainda seja tabu, é importante falar sobre o tema para que mulheres que estejam passando pela situação não se sintam culpadas - e, sim, amparadas. Foi isso que motivou Meghan Markle a revelar, nesta semana, que teve um aborto natural em julho.
Pensando nisso, recordamos sete famosas que perderam seus bebês em meio à gestação e falaram publicamente sobre a experiência. Confira:
Meghan Markle
A esposa do príncipe Harry e duquesa de Sussex escreveu um artigo, publicado nesta quarta-feira (25) no jornal norte-americano New York Times, revelando que sofreu um aborto natural em julho. No texto, ela escreve que havia acabado de trocar a fralda do filho, Archie, de um ano, quando sentiu uma forte cãibra e caiu no chão.
"Eu sabia, enquanto segurava meu primeiro filho, que estava perdendo meu segundo", relatou.
Por fim, a ex-atriz, de 39 anos, afirmou que sofrer um aborto espontâneo é uma "dor insuportável" e que o tema continua sendo um "tabu, impregnada de vergonha (injustificada), que perpetua um ciclo de luto solitário".
Mariana Rios
A atriz sofreu um aborto espontâneo em agosto e, no mesmo mês, falou sobre como encarou o sentimento de perda em entrevista à revista Marie Claire.
— Primeiro, me permiti sofrer, viver o luto. E, depois, enfrentar. Sofri, mas deixei ir. Não fico presa no sofrimento. Automaticamente, comecei a pensar no porquê de passar por aquilo, espiritualmente falando. Sou espírita, mas não é só sobre religião: acredito que, para evoluir, a gente precisa passar pelas coisas, e algumas vão ser tristes, infelizmente. Agradeci a oportunidade de ter me tornado mãe de anjo, com muita tranquilidade de que tinha feito a minha parte. Também entendi, de fato, que quero muito ter um filho — afirmou.
Para a publicação, Mariana também relatou que optou por esperar a perda espontânea, em vez de passar por uma curetagem.
— Fiquei 12 dias com ele na barriga aguardando acontecer. Foi um tempo importante. Olhava para a barriga e conversava: “Olha, sei que você precisa ficar mais um tempinho aqui, fique o quanto precisar. Mas, quando você tiver de ir, espero que Deus nos ilumine pra ser de uma forma tranquila. E que meu organismo limpe tudo, para não precisar fazer nenhuma intervenção, algo que possa prejudicar meu útero”. Nos últimos dois dias, comecei a sentir as dores, e meus pais vieram de Araxá para ficar com a gente. Eles ficavam comigo na cama, assistindo a um filme, e de repente precisava parar. Dizia: “Espera, está doendo”. E, quando passava a contração, a gente voltava a ver, conversava, pedia uma pizza. Ficamos muito juntos, foi importante — contou.
Eliana
Em um bate-papo com a atriz Thais Ferzosa, Eliana revelou detalhes sobre um aborto espontâneo sofrido há cerca de quatro anos, antes do nascimento de sua filha caçula. Na conversa, disponível no canal de Thais no YouTube, a apresentadora contou como a perda do bebê impactou no casamento com o diretor Adriano Ricco.
— Tive um aborto, perdi, antes da Manu. E achei que não ia engravidar mais. Até falei para o Adriano na época: "Olha, já tenho 40 e poucos anos e acho que, numa boa, se você quer ser pai, diria para você buscar outro caminho, por mais que a gente se ame, tudo e tal... Porque acho que não vai rolar — contou.
Depois, a apresentadora falou sobre a reação do marido, que acabou a surpreendendo:
— Na época, ouvi uma coisa tão bacana dele que me motivou a permanecer na relação com mais amor ainda. Foi quando ele disse que, independentemente de eu poder ou não ter filho, ele me amava e queria seguir comigo. Aquilo me motivou mesmo. Foi muito forte para mim.
A cantora falou sobre a experiência em entrevista ao Fantástico, em 2017. Antes de dar à luz as filhas gêmeas, Marina e Helena, hoje com dois anos, a artista sofreu dois abortos espontâneos, e por isso demorou para falar publicamente da outra gravidez.
— Eu fiquei, a princípio, um pouco decepcionada, porque imediatamente você já quer contar para a família inteira. São muitos passos e é desgastante. O passo de tirar o óvulo, fazer a fecundação, criar o embrião e depois o medo de saber se aquele embrião é saudável. Mas depois, já na primeira fertilização, deu certo. De uns dois anos para cá a coisa foi intensificando. Consegui tirar nove óvulos e conseguimos gerar oito embriões. Não contei para ninguém porque eu sabia que teria essa ansiedade somada a minha. Então dividi com o Daniel (seu marido), que me deixou muito segura — contou.
A apresentadora de gaúcha de 33 anos agora é mãe do pequeno Benjamin, que nasceu em junho. Mas, há dois anos, ela também enfrentou um aborto espontâneo. Em entrevista à Marie Claire em março, ela foi sincera sobre o assunto:
— Estava querendo ter filho logo, queria ser mãe há muito tempo. Engravidei em dezembro de 2018, tive uma perda gestacional em janeiro e foi muito doloroso. Fiquei chateada e queria tentar de novo — contou Titi, que se casou em setembro do ano passado com o músico Tomás Bertoni. — Tínhamos sofrido uma perda e preferimos manter a calma. Na primeira vez, contamos para os nossos familiares logo que pegamos o teste positivo e, dessa vez, aguardamos até a oitava semana.
Antes de engravidar da primogênita, Blue Ivy, hoje com oito anos, a cantora sofreu um aborto espontâneo. No especial Life Is But A Dream, de 2013, ela revelou que a experiência foi "a coisa mais triste pela qual já passou na vida".
Ainda no mesmo ano, Beyoncé se abriu novamente sobre o assunto no programa da apresentadora Oprah.
— Tantos casais passam por aquilo, e foi uma parte importante de minha vida. Essa foi uma razão por que não compartilhei que estava grávida da segunda vez. Você não sabe o que vai acontecer. Foi difícil, porque minha família e todos meus amigos sabiam, e estávamos festejando. Foi difícil — relembrou.
A atriz, hoje mãe de Coco, de 16 anos, sofreu vários abortos espontâneos ao longo da vida. Em 2004, em entrevista à revista People, ela falou que "engravida facilmente, mas tem dificuldade em levar a gravidez adiante". Já em conversa com a NBC News, ela relembrou a dificuldade de gravar um episódio do seriado Friends, em que interpretava uma das protagonistas, logo após uma das perdas.
— Me lembro de uma vez, quando eu tinha acabado de sofrer um aborto espontâneo e Rachel (personagem de Jennifer Aniston) estava dando à luz na trama. Aconteceu na mesma época. Foi muito difícil ser engraçada naquele momento — disse.