Meghan Markle contratou um reforço de peso para a equipe jurídico que vai representá-la no processo que está movendo contra a Associated Newspapers, que é proprietária dos tabloides britânico Daily Mail e Mail on Sunday. Trata-se de David Sherborne, advogado que já trabalhou para a princesa Diana, mãe do esposo de Meghan, Harry. Lady Di faleceu em 1996 e também enfrentou embates com a imprensa britânica. Na lista de clientes de Sherborne, estão também nomes como Paul McCartney, Elton John e Kate Moss.
O advogado já atuou em casos sobre violação de privacidade, segundo a revista InStyle - inclusive, esteve à frente de processos contra a própria Associated Newspapers. Meghan processa a empresa de mídia por uso indevido de informações privadas, violação da proteção de dados e violação de direitos autorais.
A primeira audiência do caso ocorreu na sexta-feira (24), em Londres. Meghan acusa o jornal por ter publicado trechos de uma carta que ela enviou ao pai, Thomas Markle, em agosto de 2018. Ela alegou que os jornalistas haviam "manipulado e explorado" seu pai "vulnerável" antes de publicar a carta. A Associated Newspapers nega ter violado a vida privada da duquesa ao publicar trechos do documento pessoal, assim como modificá-lo para mudar seu significado.
— Após essa vergonha pública (do jornal Mail on Sunday), Thomas sofreu problemas cardíacos em 14 de maio, um evento que (Meghan) só descobriu porque seu pai emitiu uma declaração pública através do site de tabloides americano (em referência ao portal TMZ) — alegou Sherborne. — Mesmo após o casamento, e o fracasso de seu pai em comparecer como resultado de sua vergonha, (o jornal Mail on Sunday) continuou a publicar outros artigos, provocando problemas (entre Meghan e seu pai).
O Daily Mail faz parte dos quatro jornais britânicos com os quais Meghan e o marido, príncipe Harry, anunciaram que cortavam relações no dia 20 de abril. O casal acusa os tabloides de divulgar informações "deturpadas, falsas e invasivas além do razoável".
Os duques de Sussex, que surpreenderam a monarquia britânica no início do ano ao anunciar que estavam renunciando a seus deveres reais, entraram com um processo contra o Mail on Sunday em outubro de 2019. À época, o príncipe Harry, comparou a perseguição que a imprensa fazia com sua mãe, a princesa Diana, à atitude que alguns jornais têm hoje com a esposa.
Depoimento do pai
Em janeiro, o jornal The Daily Telegraph afirmou que Thomas Markle "está disposto a testemunhar contra a filha".
Documentos citados pela publicação "revelam a deterioração do relacionamento entre pai e filha" na época em que Meghan e Harry se casaram, em maio de 2018. Thomas não foi ao casamento real. A duquesa foi levada ao altar pela mãe, Doria Ragland, com quem tem um ótimo relacionamento.