Ana Furtado comoveu muita gente ao mostrar sua reação ao usar um par de óculos que corrige o daltonismo, na última quarta-feira (22). Na sexta (24), ela voltou às redes sociais para falar sobre a condição, que impede que a pessoa enxergue algumas cores como elas realmente são.
Ana tem dificuldade para distinguir o verde, o vermelho e o marrom. A apresentadora publicou no Instagram a imagem de um teste para daltonismo. A imagem colorida forma um coração, visto por completo por quem não tem daltonismo. A apresentadora contou sua experiência com o distúrbio:
"Muita gente não sabia que mulher também pode ser daltônica. Sim! É raro, mas acontece. Na minha família, meu avô materno é daltônico e meu pai também. Dos três filhos, só eu nasci com essa condição. No mundo, apenas 0,5% das mulheres apresenta essa dificuldade em enxergar cores. E eu tô nessa! Descobri ainda criança, em uma consulta de rotina com o oftalmologista", postou.
Mais comum em homens, o daltonismo afeta a percepção visual. Pode ser congênito ou adquirido.
"A dificuldade aparecia nas aulas de geografia, na hora de pintar os mapas, também quando ia desenhar (fazia o caule da árvore verde, a folha marrom, a maçã rosa...), entre outras situações. Claro que o daltonismo no dia a dia pode ser complicado. Mas, com o tempo, desenvolvi uma relação de muito respeito e de grande amor pelas cores", completou ela.
A apresentadora do É de Casa também agradeceu as mensagens de carinho que recebeu após revelar o distúrbio com o vídeo publicado:
"Dar valor e agradecer pelas pequenas coisas é um exercício diário, que busco praticar. E se o vídeo tocou uma pessoa que seja, eu já tô feliz! As mensagens de vocês tornaram tudo ainda mais emocionante. Ah! E se você teve dificuldade de compreender o desenho da foto, atenção: procure um oftalmologista!", finalizou ela.